Superintendente do SESI-RN abre em Natal o Torneio de Robótica “First Lego League”

17/11/2017   13h10

 

Em clima de muita animação, brincadeiras e confraternização foi aberta na manhã desta sexta-feira, 17, no Ginásio do Sesiclube, em Natal, a primeira etapa regional da edição 2017/2018 do Torneio de Robótica “First Lego League”. A vibração dos jovens na abertura foi contagiante.

O superintendente do SESI-RN, Juliano Martins, deu as boas vindas às equipes, em nome do presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, que fará uma visita ao local da competição no período da tarde. Ele fez um breve discurso em que agradeceu à equipe de educação do Serviço Social da Indústria, às escolas e aos voluntários. “Estamos muito felizes por tê-los aqui hoje”, disse.

 

Juliano Martins destacou a importância do tema do torneio, o uso consciente da água, sobretudo porque o Nordeste é uma região marcada por estiagens, como a que está atravessando atualmente. “Esse é um tema importantíssimos para nós”. O superintendente do SESI-RN também fez referência à dificuldade que algumas escolas têm em implantar a robótica, enaltecendo à participação das que estão participando do torneio.

 

Participaram da festa de abertura o Diretor de Operações do SESI-RN, Gontran Azevedo, o Diretor de Operações do SENAI-RN, Emerson Batista, a Diretora do CTGÁS-ER, Cândida Amélia, a Diretora do Centro Rosária Carriço, Glória Navarro, além da equipe de educação do SESI, que mereceu menção especial do superintendente Juliano Martins: “Agradeço a equipe de educação que trabalha o ano inteiro pensando nesse dia”.

 

O Torneio de Robótica “First Lego League” acontece hoje (17) e amanhã (18). As dezessete equipes formadas por jovens entre 9 e 16 anos estarão dedicadas, nestes dois dias, às competições e desafios executados com os robôs que desenvolvem e programam. A maioria das equipes é de Natal (9), mas há também representantes de Mossoró (4), Macau (1), Campina Grande (1) e Fortaleza (2).

 

O tema da temporada 2017/2018 é a “Água! Como encontramos, transportamos, usamos ou descartamos”. Os robôs que cumprem as missões relacionadas com o tema, durante o torneio, são projetados e construídos pelos próprios alunos, também são avaliados na categoria Design do Robô.

 

Desde 2013, o SESI é o operador oficial no Brasil do Torneio de Robótica FIRST LEGO League. Nesse período, foram quase 17 mil competidores de mais de 1.700 escolas públicas e particulares. Atualmente, cerca de 400 escolas do SESI de ensino fundamental e médio de todo o Brasil contam com o programa no currículo, independentemente da participação no torneio.

 

As melhores equipes da etapa regional garantem vaga no Torneio Nacional de Robótica e, além disso, os primeiros colocados nacionalmente garantem vagas para disputas internacionais. A etapa nacional será do dia 16 a 18 de março, do próximo ano, no Campus da Indústria e no Centro de Exposições Horácio Coimbra, em Curitiba.