Um dia de cidadania, serviços e lazer para os trabalhadores da construção civil de Natal

21/08/2017   11h01

Oferta de cerca de vinte serviços, nas áreas de saúde, educação, cidadania, lazer para adultos e crianças, shows musical e de calouros, campeonato de futebol, teatro de mamulengo, distribuição de folhetos educativos, sorteio de bicicletas, eletro portáteis e brindes, distribuição de lanche, picolés e pipocas, marcaram a realização neste sábado, 19, no Sesiclube de Natal, do Dia Nacional da Construção Civil.

Circuito Saúde disponibilizou para os trabalhadores e familiares, aferição de pressão arterial, exame oftalmológico e orientação sobre os cuidados necessários para se ter uma saúde saudável. O Centro de Educação e Tecnologia em Construção Civil Rosária Carriço, do SENAI-RN, participou com um simulador de retroescavadeira. No estande do Clube de Diretores Lojistas, os interessados podiam fazer consultas no SPC e Serasa.

Das 9 às 16 horas foram realizados 6.420 atendimentos em 2.163 pessoas. Um dos pontos altos do evento foi o campeonato de futebol, que mobilizou os canteiros de obras e reuniu 20 equipes. A campeã do torneio foi a construtora Crispim e a vice a construtora F 4. Já as crianças preferiram o banho de piscina.

O show de calouros foi outra atividade que agradou e mobilizou as torcidas. Quem ficou com o “Capacete de Ouro”, foi o servente da construtora Brik, Marcelo Fonseca de Araújo, 21 anos. Ele ganhou cantando um dos clássicos da música brega potiguar, “No toca fita do meu carro”, do cantor Bartô Galeno.

Casado, pai de um filho, que nasceu recentemente, Marcelo Fonseca, disse que está empregado há três meses, trabalhando numa obra no conjunto Planalto, em Natal. Foi a primeira vez que ele participou do Dia Nacional da Construção Social. Ele jogou no torneio de futebol, mas sua equipe não se classificou.

Ele estava entusiasmado com o evento. “Bom demais, não perco mais nenhum, é um divertimento”, disse, acrescentando nunca ter cantado publicamente. “Sou um cantor de banheiro”.

A empresária Larissa Dantas, vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do RN (Sinduscon), realçou o êxito da promoção conjunta das entidades ligadas ao segmento mais o Sesi e reafirmou o compromisso do Sindicato com a Responsabilidade Social e iniciativas que contribuam para o bem estar dos trabalhadores da construção civil.

Promovido em todo o país pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio do seu Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc) e pelo Serviço Social da Indústria (SESI Nacional), o Dia Nacional da Construção Civil este ano teve como tema “Minhas escolhas, Meu país”. Contou com o apoio especial do Seconci-Brasil e das unidades do Serviço Social da Indústria da Construção Civil (Seconcis).