Vencedores do Prêmio Inova Talentos 2017 são anunciados em solenidade do IEL em Curitiba

6/11/2017   14h32

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) anunciou, em cerimônia realizada em Curitiba, os vencedores do Prêmio Inova Talentos. Na categoria Equipe Destaque, os ganhadores foram Lucas Campos Silva (bolsista), Otávio Gomes de Oliveira (tutor) e Núbya Faria (profissional do IEL), da Mediphacos Indústrias Médicas S.A., de Minas Gerais. A equipe desenvolveu o projeto chamado Design de estruturas hápticas para plataformas de lentes intraoculares multifocais tóricas, o que incluiu etapas como a conceituação, o design, modelagem matemática e computacional, e prototipagem.

A segunda colocação ficou com Lorena Maciel (bolsista), Fernanda Bastos (tutora) e Núbya Faria (profissional do IEL), da BS Pharma, de Minas Gerais; e em terceiro lugar ficaram Rodrigo Silva (bolsista), Thiego Oliveira (tutor) e Silviane Melo (profissional do IEL), da Fiat Chrysler Automobiles, de Perbambuco.

Na categoria Artigo Destaque, a vencedora foi a bolsista Aline da Silva Sampaio, da empresa Norvinco, de Alagoas. Ela desenvolveu uma tecnologia para acondicionamento e transporte de produtos termossensíveis. O projeto consiste em uma caixa ecotérmica sustentável e inovadora, produzida a partir de materiais 100% reciclados. Esta é uma solução em embalagem para substituir caixas térmicas, como o isopor.

O segundo lugar ficou com Juliana Marques Bicalho, da Labtest Diagnóstica S.A., de Minas Gerais. O terceiro colocado foi Lucas Campos Silva, da Mediphacos (MG), que ficou em primeiro lugar na categoria Equipe Destaque.

INOVA TALENTOS

Criado em 2013 para estimular a inovação nas empresas, o Inova Talentos incentiva a aproximação entre a indústria e os centros de pesquisa das universidades para a transformação das pesquisas em negócios, produtos e serviços.

Em um primeiro momento, o programa seleciona projetos de inovação das empresas e institutos interessados em receber profissionais. Em seguida, bolsistas, jovens profissionais com até três anos de formação universitária, se candidatam para receber bolsas para acompanhar e desenvolver, durante um ano, o projeto de inovação aprovado pelo programa.

O Prêmio Inova Talentos é uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), realizado pelo IEL, com o apoio da CNI. O projeto conta com a parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.