Vice-presidente do Sistema FIERN destaca papel da educação profissional para o desenvolvimento

25/10/2017   09h18

 

A relação entre o mercado de trabalho e a educação profissional foi o tema do painel de abertura do 2º Seminário de Educação Profissional do Rio Grande do Norte, que teve a participação, como debatedor, do vice-presidente da FIERN, Pedro Terceiro de Melo.

 

 

Pedro Terceiro afirmou que, neste momento de transição e busca da retomada do desenvolvimento econômico, a formação profissional adquire um papel ainda mais relevante para a economia do país. Ele defendeu também a ampliação do diálogo entre as instituições de ensino e o setor produtivo, como um caminho para que a formação esteja coerente com as demandas de inovação das empresas.

 

 

Na ocasião, o consultor Paulo Imbuzeiro, que apresentou a primeira palestra do seminário, destacou o papel da formação profissionalizante para melhorar a competitividade e as possibilidades de empregabilidade das pessoas que estão no mercado de trabalho. Afirmou que é preciso um planejamento cuidadoso para que a educação profissional tenha os resultados esperados.

 

“A falta de profissionais qualificados afeta diretamente o desenvolvimento do País. Falando em competitividade, o Brasil perdeu posições nos últimos anos. Alguns estudos mostram que estamos na 75º colocação. Sabemos que existem vários fatores, mas um dos principais é o fato de termos um pequeno contingente de jovens que fazem a Educação Profissional com a Educação Regular”, disse Paulo Imbuzeiro.

 

O diretor regional do Senac RN, Fernando Virgilio, mediador do Painel, destacou os resultados que o Brasil tem alcançado nas competições internacionais de educação profissional. “As posições de destaque que o País tem obtido são um termômetro da qualidade do ensino que praticamos, porém precisamos avançar e nos aproximarmos cada vez mais do mercado, estando atentos às necessidades do setor produtivo”, afirmou.

 

 

O semanário teve a participação de mais de 200 pessoas, entre educadores, gestores de instituições de ensino e empresários. A diretora regional do SENAI, Roseanne Azevedo, a secretária estadual de Educação, Cláudia Santa Rosa, e o presidente da Fruticoop, Francisco Canindé da Costa também participaram do evento, no Holiday Inn Natal Hotel. “Temos um grande compromisso com a implantação do Ensino Médio Integrado. Ainda precisamos avançar bastante, ajustando processos e obtendo os investimentos necessários para que a educação profissional na rede estadual de fato ocorra”, disse a secretária.

 

Durante o evento, também houve a apresentação de jovens da Orquestra de Cordas do Sesc Cidadão Natal, projeto desenvolvido pelo Sistema Fecomércio RN na Vila de Ponta Negra, sob regência do maestro Eugênio Graça.

 

O seminário prossegue nesta quarta-feira. Entre os temas que ainda serão tratados, estão “O Poder Transformador da Prática em Sala de Aula”. O Seminário será encerrado com a assinatura de uma Carta de Intenções, com foco na defesa do reforço do conteúdo de empreendedorismo nos cursos de educação profissional ministrados no Rio Grande do Norte.