Workshop especializa mão de obra feminina para o mercado da energia solar

23/08/2017   07h00

Com o objetivo de apresentar a profissão de instaladora de sistemas fotovoltaicos e o potencial desse novo mercado, incentivando a participação das mulheres nessa carreira, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial-SENAI/RN, o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis-CTGAS-ER e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit – GIZ (Agência Alemã de Cooperação Internacional) realizarão quinta-feira, 24, o workshop “O talento feminino na profissão de Instaladora de Sistemas Fotovoltaicos”. O evento ocorrerá no CTGAS-ER, com início programado para às 8.30 horas. Durante a atividade, haverá um desafio tecnológico, com os grupos montando um pequeno sistema solar de energia fotovoltaica autônomo.

 

O workshop é destinado a público específico e começará com a realização da palestra inspiradora “Minha Trajetória Profissional”, proferida pela pesquisadora do CTGAS-ER, Samira de Azevedo Santos e por Laís Clara Valadares, engenheira eletricista sênior, da empresa ALSON – Energias Renováveis, de Uberlândia, Minas Gerais. Na sequência, haverá um debate sobre o tema “Com uma demanda alta por profissionais nessa área, porque temos tão pouco no Brasil”, vindo em seguida às explicações sobre o desafio tecnológico, finalizando com a apresentação dos resultados, premiação e troca de ideias.

 

A condução das atividades será liderada pela consultora da GIZ, Fabiana Dias, jornalista, pós-graduada em Comunicação Organizacional e Relações Públicas. O evento é a realização de uma ação no âmbito do Memorando de Entendimento celebrado entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial-Departamento Nacional e a GIZ.