Sondagem mostra tendência de retração moderada da indústria da construção

4/03/2020   14h26

A Sondagem Indústria da Construção, elaborada pela FIERN, aponta que, no mês de janeiro de 2020, a atividade do setor continuou com a tendência de retração moderada registrada nos meses anteriores. Com esse ritmo, o indicador do nível de atividade atingiu 49,6 pontos, o patamar mais alto da série histórica desde setembro de 2013, mas sem conseguir romper a barreia dos 50 pontos, que separa queda de crescimento.

 

 

O setor continua operando abaixo do padrão usual para o período, tendência que se repete initerruptamente desde fevereiro de 2013, segundo a percepção dos empresários. Acompanhando o desempenho negativo da atividade, o número de empregados também caiu, mantendo o movimento de baixa que vem sendo observado desde outubro de 2013. Por causa dessa suavização do ritmo de declínio da atividade, os empresários apontaram aumento no nível médio de Utilização da Capacidade de Operação (UCO), cujo índice passou de 32% para 39% entre dezembro e janeiro.

 

À exceção do número de empregados, todos os indicadores de expectativa cresceram em fevereiro de 2020, quando comparados ao mês anterior. De acordo com os índices, os empresários mostram perspectiva de aumento do nível de atividade e das contratações/execuções de novos empreendimentos, e preveem estabilidade nas compras de insumos e queda do número de empregados nos próximos seis meses. A intenção de investimento, por sua vez, voltou a subir.

 

Comparando-se os indicadores avaliados pela Sondagem Indústria da Construção potiguar com os resultados nacionais divulgados em 27/02 pela CNI, observa-se que, de um modo geral, as avaliações convergiram, com a diferença de que na indústria nacional, as expectativas continuam demonstrando perspectivas de crescimento com relação às compras de insumos e ao número de empregados nos próximos seis meses; enquanto os empresários potiguares preveem estabilidade e queda, respectivamente.

Confira a íntegra da Sondagem Indústria da Construção clique aqui

Para ver a os dados da  Sondagem Nacional, clique aqui.