Durante reunião de Diretoria, Amaro Sales destaca atuação do Sistema FIERN em apoio à indústria

3/07/2020   16h15

 

O presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, destacou – durante reunião, por videoconferência, da Diretoria da entidade — um balanço das atividades do Sistema Indústria no Rio Grande do Norte, neste período desde o início do enfrentamento da pandemia do coronavírus no Estado, até esta semana, que foi marcada pelo início da reabertura progressiva das atividades que estavam, no Rio Grande do Norte, suspensas por decisão governamental para prevenção à Covid-10. “Temos, junto com a nossa equipe de gestores e colaboradores, incansavelmente, feito a defesa da indústria do Rio Grande do Norte neste momento de dificuldades, desafios e superação”, afirmou Amaro Sales, na abertura da reunião.

 

 

Ele lembrou que o setor industrial do RN não foi impedido de funcionar por decreto do governo do Estado. “Fizemos uma negociação para que nenhuma empresa da indústria fosse fechada. As empresas que fecharam do segmento industrial foram por problemas de demanda ou oferta de matéria-prima. Com relação à autorização oficial para as atividades, tivemos essa conquista do reconhecimento de que a produção não deveria ter interrupção, algo que conquistamos por empenho de todos”, disse.

 

 

Ele comentou também os desafios conjunturais provocados pela pandemia. “Ninguém tem uma receita pronta para o enfrentamento desta crise, tanto que até mesmo países ricos sofreram graves consequências, mas temos buscado encontrar os caminhos”, acrescentou. O presidente da FIERN ressaltou que o Mais RN elaborou um plano de retomada que teve seus parâmetros e protocolos adotados pelo governo do Estado ao definir as regras para a reabertura dos setores que estavam com as atividades suspensas.

 

 

Durante a reunião de diretoria, os gestores e assessores apresentaram números sobre as ações e programas da FIERN, SESI, SENAI e IEL, no Rio Grande do Norte, nos últimos três meses. O assessor da Presidência da Federação, Helder Maranhão, citou, entre as iniciativas relevantes, a intermediação junto às instituições financeiras oficiais para levar demandas dos segmentos econômicos, a articulação com o Idema visando a flexibilização dos prazos das licenças ambientais no período de pandemia e a formação de um grupo de trabalho – coordenado pela Sedec, federações patronais, Caern, Cosern e Codern – para discussão com empresas, visando a garantia de manutenção dos serviços públicos.

 

 

O superintendente Jurídico da FIERN, Davis Coelho Costa apontou que o plantão jurídico da Federação fez 15 negociações trabalhistas, 11 mediações com empresas e sindicados no Ministério do Trabalho e Emprego, três arbitragens foram iniciadas na Câmara de Mediação, 22 assessorias foram feitas aos sindicados filiados e 127 processos nos conselhos de recursos fiscais do estado e municípios estão orientados. Além disso, o Plantão Jurídico também criou a Comissão Intersindical em convênio com o Ministério do Trabalho e Emprego, fez reuniões com a OAB-RN para divulgar a Câmara de Arbitragem e participou de 50 videoconferências e de ações junto à Secretaria de Tributação, visando revisão da pauta fiscal.

 

 

Coube ao superintendente do SENAI-RN, Emerson Batista, apresentar um balanço das atividades da instituição no período. Ele destacou as mudanças que foram feitas em cursos da instituição, que passaram a ser online ou semipresenciais, a aprovação no edital IPB e Petrobras do projeto de desenvolvimento de ventiladores de baixo custo e complexidade para tratamento da covid-19; e a aprovação no edital Conexão SENAI EPIs que fornecerá mentoria online e gratuita para iniciar, ampliar e adaptar a linha de produção das indústrias para fabricação de Equipamentos de Proteção Individual contra coronavírus.

 

 

Ao destacar os números, Emerson Batista apontou que nestes três meses foram 6.769 web aulas, 3.818 turmas Google, 9.986 videoaulas gravadas e enviadas, 2.828 pessoas alcançadas nas webinars, 15.238 matrículas, 39.950 horas-aula online. Além disso, as unidades do SENAI-RN produziram 53 mil máscaras de tecidos, o que beneficiou 35 instituições em Natal e no interior.  Emerson Batista ressaltou o desenvolvimento do respirador “Caninga” por engenheiros e técnicos do SENAI-RN, em parceria com a UFRN e UFCG, que está em fase de licenciamento pela ANVISA.

 

 

O superintendente do SESI-RN, Juliano Martins destacou os números da instituição neste período: 762 matrículas em educação à distância, 40.808 atendimentos aos alunos em plataformas digitais, 4.794 videoaulas, 568 kits de materiais didáticos entregues, 594 e-books da indústria do conhecimento online, 254 mil acessos aos e-books da indústria do conhecimento, 1,3 mil visualizações no “SESI ninguém solta a mão de ninguém”. Nas ações de saúde e segurança do SESI foram: 100 mil máscaras adquiridas – das quais 39,1 mil distribuídas para indústrias e instituições de caridade, 10 mil pessoa atendidas, 2,1 mil exames realizados, 186 visitas técnicas, 2,6 mil doses de vacinas contra a influenza aplicadas, 118 indústrias testadas no SESI +Diagnostico, 3.950 Triagens do SESI +Diagnostico, 3.681 testes do SESI +Diagnostico e 1042 atendimentos remotos.

 

 

O superintendente do IEL-RN, Juan Saavedra também citou números que ressaltou a atuação desta instituição nos últimos três meses: 1.272 atendimentos em estágio, 216 novos estagiários cadastrados, 196 estágios renovados, 1.454 atendimentos de estudantes em estágios, além de 31 empresas atendidas em consultorias, 486 pessoas matriculadas nos cursos oferecidos. O IEL-RN também promoveu a reunião remota do Fórum do Estágio do RN, participou da Feira de Oportunidade da Unifacex e teve dois casos de sucessos reconhecidos no Procompi.

 

 

O coordenador do Mais RN, José Bezerra Marinho, e o assessor técnico de Economia e Pesquisa, Pedro Albuquerque, ainda apresentaram o acompanhamento feito da situação da Covid-19 no Estado. O Mais RN faz sistematizações sobre a situação da pandemia no estado deste o dia 13 de março, quando iniciaram a ser consolidados os indicadores. Além de apresentar a proposta do Plano de Retomada Gradual, adotado pelo governo do Estado, também apresenta um monitoramento online com indicadores que permitem acesso a informações sobre a situação no Estado.

 

 

Por Aldemar Freire – jornalista FIERN

Edição Jô Lopes – jornalista FIERN