SENAI Clóvis Motta oferece soluções e qualificação para indústrias da Moda, Design, Alimentos e Bebidas

26/04/2021   12h56

 

 

Em um momento em que a economia do Rio Grande do Norte e do país enfrenta os desafios advindos da pandemia, a busca por qualificação profissional para a área industrial permanece avançando. Para atender a demanda, as escolas do SENAI se destacam como referência nessa área em toda América Latina. Um exemplo disso é o SENAI – Centro de Educação em Tecnologias Clóvis Motta (CTCM), situado no bairro do Tirol, em Natal, que tem entre seus objetivos promover a educação profissional e tecnológica, e a transferência de tecnologias industriais, contribuindo para elevar a competitividade e o desenvolvimento sustentável.

 

De acordo com o diretor do CTCM, Genilso Peixoto, mesmo durante o isolamento social o centro manteve suas atividades de forma remota, com destaque para suas áreas de atuação nos segmentos empresariais. “Além dos cursos, nosso centro presta serviço técnicos especializados, com consultorias na área de design de moda para empresas da indústria da moda e do vestuário”, diz Genildo.

 

Ele explica que há uma procura principalmente serviços de modelagem, desde do desenvolvimento de coleção, criação, plotagem e pilotagem (confecção da peça piloto), que são solicitados por pequenas empresas. O CTCM tem como missão também promover a educação profissional e tecnológica e a transferência de tecnologias industriais, contribuindo para elevar a competitividade e o desenvolvimento sustentável do estado.

 

“Oferecemos consultoria em processos produtivos, que são serviços de planejamento em desenvolvimento de coleção de produtos de moda, consultoria em modelagem de produtos confeccionados, desenvolvimento de produtos, consultoria em learn manufacturing e otimização de processos”, acrescenta o diretor; ao informar que o centro também conta com consultoria para atendimento de legislação, normas e regulamento técnico.

 

 

 

Dentro dos serviços em Educação profissional o CTCM trabalha em várias modalidades, cursos de curta, média, e longa duração. Na Iniciação profissional – carga horária livre – curta duração; na Qualificação profissional –  carga horária mínima 160 horas; em Aperfeiçoamento profissional – cursos de média duração; e com os Cursos Técnicos de Nível Médio, com longa duração – em média 960 horas.

 

Os cursos são nas áreas têxtil e de confecção do vestuário e moda e na área de alimentos (panificação e confeitaria). “Hoje o mercado de trabalho cada dia mais exigente, por profissionais bem qualificados, hoje é fundamental que a pessoa busque se qualificar para o mercado de trabalho, hoje é imprescindível essa busca”, afirma o diretor do CTCM.

 

O CTCM disponibiliza também serviços laboratoriais para os segmentos empresariais de águas, alimentos e bebidas. Trata-se do Laboratório de Águas, Alimentos e Bebidas Pedro Alberto Serquiz Elias (LLAB), que realiza dois tipos de ensaios, análises físico-químicas de águas e alimentos, e análise microbiológicas de águas e alimentos.

 

O SENAI-CTCM fica localizado na Avenida Prudente de Morais, nº 1571 Tirol, Natal/RN. Telefone: 84 3211-4586. Email: cetcm@rn.senai.br. Os interessados nos serviços do CTCM pode também entrar em contato pelo whatsapp: ‎+55 84 99613-0277, ou seguir o Instagram @senaimodarn.

 

Também é possível buscar informações por por área específica, confira abaixo:

 

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Contato: Geiza Revoredo
E-mail: geiza@rn.senai.br

 

SOLUÇÕES EM TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Contato: Irlanda Keyla
E-mail: irlandateixeira@rn.senai.br

 

LAAB (Lab. Águas, Alimentos e Bebidas)
Contato: Ana Carolina
E-mail: laab@rn.senai.br

 

Por Jô Lopes - Unicom FIERN

Revisão: Juliska Azevedo - Gerente Unicom FIERN