Conselho do Mercosul defende desenvolvimento econômico e social da região

8/07/2021   12h41

 

O Conselho Industrial do Mercosul divulgou nesta quarta-feira (7) declaração em que defende a implementação de ações conjuntas entre membros do bloco e representantes dos setores produtivos com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social da região.

 

No documento, os presidentes da Confederação Nacional da Indústria (CNI), da União Industrial Argentina (UIA), da União Industrial Paraguaia (UIP) e da Câmara de Indústrias do Uruguai (CIU) destacaram que a declaração se faz necessária em ocasião das reuniões agendadas para esta quinta-feira (8) para a conclusão dos trabalhos da Presidência Pro Tempore da Argentina.

 

“Reafirmamos nossa preocupação com a possibilidade de que se adotem decisões que podem ter um grande impacto na cadeia produtiva, sobretudo neste momento tão particular da vida das economias e das sociedades de nossos países, atravessadas por uma crise sanitária e um contexto internacional de grande incerteza sobre o futuro”, diz o documento.

 

As entidades avaliaram ainda que é fundamental que os governos do bloco implementem políticas públicas que criem as condições necessárias para se assegurar um caminho de crescimento econômico, baseado em investimentos e na criação de empregos efetivos.

 

O setor industrial instou ainda os representantes dos governos do bloco a considerarem a declaração aprovada pelo conselho em 25 de março, durante seminário de celebração de 30 anos do Mercosul.

 

No documento, o conselho defende a retomada do crescimento econômico nos países do bloco, uma maior participação do setor empresarial na agenda econômica e comercial do bloco, o fortalecimento do livre comércio e a ampliação de acordos com países estratégicos que representem ganhos efetivos.

 

Veja abaixo a íntegra da declaração

 

Declaración Conjunta Mercosur.pdf (169,5 KB)