5 provas de que SESI e SENAI apostam no futuro do Brasil

1/01/2019   09h56
Instituições têm papeis importantes no desenvolvimento tecnológico
e na formação de pessoas para o mundo digital

 

Quando o assunto é educação, tanto o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) quanto o Serviço Social da Indústria (SESI) são referências incontestáveis, nacional e internacionalmente. Não adianta negar! O que você precisa saber é que essas instituições fazem muito mais do que formação de qualidade. Elas lideram um movimento fundamental para levar pessoas, escolas e a indústria brasileira para o futuro. Vem ver!

 

1. Inovação é com a gente  

 

 

Em nenhum lugar do mundo, as empresas inovam sozinhas e, sem inovação, não existe crescimento sustentado. No Brasil, empresas de todo o país têm à disposição uma das maiores redes de laboratórios e centros de pesquisa aplicadas da América Latina. Os 26 Institutos SENAI de Inovação têm especialidades diferentes e ajudam sobretudo pequenas e médias empresas a transformar ideias em novos negócios e produtos com a ajuda de super especialistas e equipamentos de ponta. Os Centros de Inovação do SESI também apostam no desenvolvimento de novas tecnologias para melhorar a qualidade de vida e a segurança no ambiente de milhares de trabalhadores.

 

2. Ajudamos a financiar 1 mil projetos de inovação

 

 

Edital de Inovação para a Indústria, parceria entre o SENAI, o SESI e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), é uma das fontes de financiamento à projetos inovadores mais consistentes e longevas da iniciativa privada no Brasil. Desde 2004, as instituições investiram R$ 545 milhões em 1 mil projetos de 800 empresas. Rapidamente, o instrumento vem se tornando uma alternativa eficaz para alavancar o desenvolvimento de startups e também de aproximar essas novas empresas de grandes grupos industriais.

 

3. Compartilhamos conhecimento com o mundo

 

 

Em 76 anos de história, o SENAI acumulou muito (muito mesmo) conhecimento sobre educação profissional e se tornou uma referência internacional em formação de recursos humanos para a indústria. Assim, com o apoio de agências de cooperação e do Banco Mundial, já transferimos o modelo de educação para diversos países da América Latina, África e Ásia, ajudando principalmente populações mais pobres a conseguir qualificação e maiores chances de trabalho.

 

4. Estamos preparados para o futuro

 

 

A gente sabe que a tecnologia e a inovação disruptiva vão mudar muito mais do que a indústria. Nunca foi tão importante preparar os profissionais para lidar com essas transformações e se adequar às necessidades do mercado. Assim, o SENAI tem feito mapeamentos de novas profissiões e quais habilidades são exigidas para adequar os cursos oferecidos principalmente para jovens. Então, vêm por aí mecânica em veículos híbridos, analista de segurança e defesa digital, especialistas  na aplicação de tecnologias da informação para rastrear alimentos, projetistas de 3D, designer de tecidos avanços e por aí vai.

 

5. E já estamos formando crianças e adolescentes para esse novo cenário

 

 

Se vamos lidar com mais robôs daqui em diante, como prevêem os gurus da tecnologia, devemos aprender a lidar com eles desde cedo. Bem, devemos aprender a criá-los desde cedo. Por isso, a disciplina robótica está presente na grade curricular de todas as 505 escolas do SESI  em todo o país. E todos os anos, equipes formadas por alunos de 9 a 16 anos colocam os conhecimentos à prova no Torneio SESI de Robótica First Lego League, em que têm de usar a tecnologia para solucionar um desafio.