7 motivos pelos quais todos amam o SESI e o SENAI

8/01/2019   11h27

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) foi criado em 1942. Hoje é uma das maiores redes de educação profissional do mundo, com 541 unidades fixas e 452 móveis, incluindo dois barcos-escola. Já o Serviço Social da Indústria (SESI), inaugurado em 1946, tem como foco o desenvolvimento da educação voltada para o mundo do trabalho e o aumento da produtividade, oferecendo soluções em segurança e saúde para empresas.

 

As duas instituições fazem parte do Sistema Indústria e atendem milhões de brasileiros por ano. Nós selecionamos alguns motivos pelos quais todos amam o SESI e o SENAI. Confira:

 

1. Cursos para todos os gostos

 

 

O SENAI tem vários tipos de cursos profissionais: presenciais, a distância, de curta duração, técnico em nível médio. Em todo país, unidades móveis também levam conhecimento a vários locais. Também há cursos de graduação. E T-O-D-O-S os cursos são acessíveis para PCD (pessoas com deficiência). O SESI é reconhecido pela qualidade de ensino em suas 505 escolas de educação básica em todo o Brasil.

2. Tecnologia e inovação

 

 

 

 

No SENAI, os alunos aprendem usando equipamentos modernos e com professores super antenados no que o mercado de trabalho exige. Além disso, o SENAI conta com Institutos de Inovação e de Tecnologia que investem em pesquisas e desenvolvimento de produtos e soluções para a indústria.

 

3. Entre os melhores do mundo

 

 

 

Alunos do SENAI estão entre os mais bem preparados do mundo! Em 2015 e 2017, eles ficaram em 1º e 2º lugar, respectivamente, na WorldSkills, a maior competição mundial de profissões técnicas. Os alunos do SESI também se destacam, com bons resultados na Prova Brasil e em competições internacionais de robótica nos Estados Unidos, Europa e África do Sul.

4. STEAM

 

 

 

 

As escolas da Rede SESI adotam metodologias e currículos com foco nas áreas de STEAM: Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Robótica Educacional também faz parte da grade curricular.

 

5. Cuida da saúde e da segurança dos trabalhadores

 

 

 

 

O SESI oferece programas de segurança, saúde e qualidade de vida. Também tem cursos, diagnósticos e consultorias para prevenir riscos e elaborar soluções. Seus nove centros de inovação e a plataforma SESI Viva+ beneficiam milhares de trabalhadores com informações e tecnologias desenvolvidas para saúde e segurança na indústria.

 

6. Incentiva a participação em eventos internacionais com a robótica

 

 

 

 

Aqui no Brasil, o SESI é responsável pelo Torneio de Robótica FIRST LEGO League, promovendo torneios regionais e nacionais para estimular a participação de equipes brasileiras em eventos no exterior. A ideia é abusar da criatividade e praticar o raciocínio lógico.

 

7. De olho no futuro

 

 

 

 

 

Estudar no SESI e no SENAI não garante apenas conhecimento. Os alunos fazem amigos, se desenvolvem pessoalmente levam recordações pra vida toda!