Ações do Programa Corporativo de Compliance são apresentadas na reunião da diretoria da FIERN

27/07/2022   14h46

Durante a reunião da diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), a gestora do Programa Corporativo de Compliance, Gabriella Rebouças, apresentou os avanços do programa, que busca fortalecer a integridade do Sistema FIERN. Ela destacou a importância do principal eixo do Compliance, que é o comprometimento da alta administração.

“No ano passado e em 2020 tivemos o processo de implantação do Compliance, seguindo uma recomendação do Tribunal de Contas da União. Agora, estamos na área da implementação”, explica Gabriella. “Passamos por um momento de revisão dos normativos dos anos anteriores, de atualização do código de ética, das políticas de consequências, de compliance, de riscos e de controles internos”, completa.

Gabriella Rebouças, gestora do Programa Corporativo de Compliance da FIERN

Durante a apresentação, a gestora deu ênfase para o principal eixo do programa — o comprometimento da alta administração. “É essencial o engajamento da diretoria nas questões de conduta dentro da integridade e da ética para que os colaboradores consigam fortalecer a governança corporativa”, ressalta a gestora.

No final do ano, a FIERN aplicará ao edital do Programa Empresa Pró-Ética, da Controladoria Geral da União (CGU). As empresas aprovadas contam com os benefícios do reconhecimento público de que estão comprometidas com a prevenção e o combate a atos de fraude e corrupção, da publicidade positiva e da avaliação do programa de integridade por equipe especializada. “Vamos submeter o programa de Compliance ao selo da CGU porque ele é voltado ao que fazemos dentro da Federação”, destaca a gestora do programa.

Programa de Compliance

Formada por pessoas, sistemas e processos, a Gestão do Programa Corporativo de Compliance estabelece procedimentos para prevenir, detectar e remediar riscos relacionados ao cumprimento de leis e regulamentos sob a perspectiva da ética e da integridade.

O Compliance é a área responsável por verificar se todos os setores do Sistema FIERN estão trabalhando de acordo com normas internas e as leis e regulamentos externos, de forma a evitar situações que possam enfraquecer a Entidade no mercado e abalar sua credibilidade. Para isso, o Programa estabelece a imagem que a empresa quer passar e seu comprometimento em buscar soluções antes que o problema apareça.

Nos últimos anos, os Programas de Compliance passaram a representar uma vantagem competitiva relevante. A iniciativa estimula a atração de investidores e investimentos; atua na identificação de riscos e prevenção de problemas; atribui ganho de credibilidade; melhoria da eficiência e qualidade dos serviços/produtos; aumento da governança; consolidação de uma cultura organizacional; maior sustentabilidade; além da correção efetiva de inconformidades.