Aluna da SESI Escola SGA é aprovada no programa Talento Metrópole de altas habilidades

1/07/2022   12h07

A aluna Tainá Layla dos Anjos Myrria, de apenas 13 anos, da SESI Escola São Gonçalo do Amarante foi aprovada no processo seletivo para o Programa Talento Metrópole, que oportuniza uma imersão no universo da tecnologia, robótica e programação. O Talento Metrópole é uma iniciativa do Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD-UFRN), que oferece formação específica para jovens com altas habilidades ou superdotação no domínio da Tecnologia da Informação (TI).

“Eu estou muito feliz e orgulhosa em saber que fui aprovada em um programa tão grande como o Talento Metrópole. E tenho certeza que as aulas de O.T. [Tecnologia Operacional] da SESI Escola, os torneios de robótica e Olimpíadas do Conhecimento, afloraram anda mais, em mim, esse gosto pela tecnologia que tenho desde pequena. Espero que essa aprovação possa ser exemplo para que cada vez mais alunos despertem o interesse pela área tecnológica”, diz Tainá.

A supervisora pedagógica da SESI Escola, Edilene Cândida, conta que, ao todo, neste ano, 48 jovens estudantes de diversas escolas participaram do Curso de Férias, etapa eliminatória para o ingresso no programa. “Durante o curso, os candidatos realizaram atividades ‘gamificadas’ de robótica e lógica, envolvendo construção de robôs, desafios da ‘First Lego League’ e jogos na área de lógica e criptografia”, explica Edilene Cândida.

Ao final do Curso de Férias, aqueles que alcançaram os melhores resultados e desempenho receberam prêmios. Já os alunos com destaque foram convidados a fazer parte do Talento Metrópole. “Tainá agora passa a fazer parte desse programa inovador e de extrema relevância para a formação e o desenvolvimento de jovens na área de TI em nosso estado”, comemora a supervisora.

Segundo informações do IMD, o Programa Talento Metrópole tem como objetivo promover a formação de jovens com altas habilidades, ampliando suas competências e desenvolvendo habilidades na área de Tecnologia da Informação (TI). É voltado para estudantes de escolas públicas e particulares que estejam cursando o Ensino Fundamental (7°, 8º e 9º ano) ou o Ensino Médio.

O estudante que ingressa no programa é acompanhado por um tutor (professor pesquisador da UFRN), junto ao qual desenvolve um plano individual de trabalho, considerando interesses, habilidades e competências do aluno, que poderá cursar componentes curriculares nos diferentes níveis de formação da Universidade.

O Talento Metrópole também atua como um agente social, porque oferece assistência a crianças e adolescentes com um perfil que se constitui em uma necessidade educacional especial. O Programa conta com o apoio das empresas CogniSigns, Seahub Coworking, Interjato, Activesoft e Esig, além da SESI Escola.

Além de Tainá, outros seis alunos da SESI Escola participaram do Curso de Férias, vivenciando a experiência de gameficação da robótica e adquirindo mais aprendizado na área.