Aluna da SESI Escola SGA, vencedora do Concurso de Desenho do MCTI, é homenageada pelo ministro Marcos Pontes

6/12/2021   16h31

 

A aluna Nathália Thamires Silva Tintim, vencedora do Concurso Nacional de Desenho do Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovação (MCTI), foi homenageada com o Certificado de Mérito MCTI e recebeu a comenda das mãos do ministro de Marcos César Pontes, em solenidade de abertura da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada na última sexta-feira (3), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília (DF).

 

“Foi muito gratificante e especial para mim, uma honra enorme. Não esperava chegar até aqui com aquele desenho que eu achei tão simples no começo. O ministro foi super solícito e gentil! Fiquei muito emocionada depois que falei com ele, e com certeza, está me motivando muito a desenhar mais, me especializar, e até mesmo continuar participando de outros eventos relacionados à ciência, tecnologia e inovação”, conta a estudante.

 

Nathália Tintim, de 13 anos, é aluna da SESI Escola de São Gonçalo do Amarante  venceu o Concurso de Desenho promovido pelo MCTI, no início do ano, com o tema ‘A Transversalidade da Ciência, Tecnologias e Inovações para o Planeta’.

 

A inscrição da aluna no concurso foi feita pelo professor de Física e Oficinas Tecnológicas da SESI Escola, Josinaldo Araújo. Ele diz que foi motivado por um vídeo do próprio ministro Marcos Pontes, nas redes sociais, convocando para participação.  Além de perceber o potencial da aluna, o professor acompanhou todo o trabalho da aluna. “Orientei durante todo o processo dando dicas dos elementos que precisavam aparecer na criação da arte do desenho”, disse.

 

Criada em 2004, o evento apresenta uma programação repleta de palestras, exposições e brincadeiras para instigar a curiosidade científica. Voltada especialmente para os jovens e suas famílias, a exposição traz temas da atualidade e discussões relevantes no meio científico.

 

O professor Josinaldo comemora. “Estou muito feliz e orgulhoso de Nathália. Sempre soube que tinha um potencial imenso para arte. Deve ser uma sensação incrível ver sua criação sendo apreciada por todos em uma feira de nível nacional”, disse.

 

Nas apresentações no palco principal do evento, estão o futuro e a tecnologia dos satélites nacionais, o mapeamento de tecnologias sociais na Amazônia, plataformas de dados para doenças do espectro autista, mapeamento geográfico de bacias hidrográficas por satélite e desenvolvimento de testes de diagnóstico para Covid-19 no Brasil.

 

Entre as curiosidades, a SNCT 2021 traz satélites brasileiros que foram lançados ao espaço e que compõem a constelação de monitoramento e transmissão de dados do Brasil em órbita, como o Cbers 4-A e o Amazônia 1.

 

Os equipamentos, que foram construídos no Brasil por engenheiros brasileiros por meio de anos de projetos de intercâmbio tecnológico, mostram a capacidade de desenvolvimento e de capacidade da indústria aeroespacial brasileira.

 

A SNCT 2021 é organizada e projetada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) em parceria com agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil. No total, 167 instituições de todo o país participam do evento, que terá 6.168 atividades ao longo da semana.

 

SNCT 2021 começou dia 3 e segue até o dia 10 de dezembro.

 

Para acompanhar a SNCT 2021 os interessados podem acessar o link: https://semanact.mcti.gov.br/

Para contato com a SESI Escola os interessados podem acessar: rn.sesi.org.br/sesiescola/