Aluno da SESI Escola é 1º lugar em Engenharia de Energias do IFRN pelo Enem

4/03/2022   11h59

Caio César Araújo, de 16 anos, estudante do Novo Ensino Médio da SESI Escola Natal conquistou o 1º lugar em Engenharia de Energias do IFRN. Esta é mais uma aprovação que se soma as outras já conquistadas pela instituição de ensino no ENEM 2021. “Pelo SISU mesmo de forma normal, eu já tinha feito alguns cálculos então eu sabia que poderia entrar no curso que eu queria, mas ainda assim foi uma surpresa alcançar o primeiro lugar”, disse Caio, comemorando o resultado.

 

Filho da Técnica de Enfermagem Andreza Cristina e do Carteiro Júlio César, Caio disse que escolheu o curso por ser já uma tradição de família. “Um tio meu já fez o curso de engenharia e gostou, aí meu irmão achou o curso interessante e também foi fazer e eu estou só seguindo o caminho das pedras”, conta o aluno.

 

Caio diz saber que a faculdade será difícil e longa, mas que espera que o curso lhe traga os conhecimentos necessários para atuar na área e faz planos para o futuro. “Tenho planos, não são muito firmados, pois depende de alguns fatores, mas eu quero fazer um intercâmbio, preferivelmente no Canadá ou entrar na carreira militar, concluir o curso e ir para outro país”.

 

 

O professor de Ciências da Natureza, Josinaldo Araújo, diz que foi com grande alegria que recebeu a notícia da aprovação de Caio. “Para mim, é um orgulho imenso saber que pude contribuir para essa conquista”. Ele diz que o estudante Caio César encarou o desafio de fazer parte das primeiras turmas do Novo Ensino Médio no Brasil, com Itinerário em Eletrotécnica. “Sua aprovação em 1° lugar em Engenharia de Energias confirma o pleno desenvolvimento das habilidades e competências exigidas na sociedade e no mundo do trabalho”, comenta.

 

O professor conta ainda que Caio é seu aluno desde 2019. “Lembro que durante os momentos de aprendizado, Caio sempre participava e trazia contribuições relevantes para as discussões em sala de aula. Além disso, bastante dedicado aos estudos e ainda se envolvia nos projetos, olimpíadas e feiras ofertadas pela escola”, acrescenta.

 

 

A coordenadora pedagógica da SESI Escola Natal, Cleia de Lourdes ressalta que o resultado positivo é mérito do aluno e do trabalho realizado pela equipe pedagógica da entidade. “Em 2021, formamos as duas primeiras turmas do Ensino Médio com Itinerário (Novo Ensino Médio). Ao final do curso, o aluno é certificado pelo Ensino Médio e pelo Técnico Profissionalizante. Aqui, o certificado é único com validade SESI/SENAI”, explica.

 

Ela detalha que a SESI Escola trabalha por áreas de Conhecimento – Linguagens, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza -, com projetos entre as áreas, onde os alunos participam do processo estimulando o protagonismo, a autonomia, a produção do conhecimento e a resolução dos problemas. “O professor é o mediador, incentivando o aluno à pesquisa, à reflexão, à crítica às questões da sua vida cotidiana’, disse.

 

Clea enfatiza que a avaliação é contínua, respeitando as habilidades de cada aluno que é acompanhado diariamente pelos professores para que o aluno sempre avance nas competências e habilidades requeridas em sala de aula, nos campeonatos, olimpíadas, torneios de robótica, entre outras competições. E destaca a atuação de Caio na escola.

 

“Caio sempre foi um aluno tranquilo, porém focado, participava de todas as atividades com desempenho nas habilidades e competências requeridas e resultados excelentes. O 1° lugar no curso de Engenharia de Energias, no IFRN, já era esperado pelo seu desempenho e envolvimento nas atividades, aqui na escola”, diz a coordenadora, muito feliz com a conquista de mais um primeiro lugar pela SESI Escola.

 

Por Jô Lopes – Unicom FIERN
Edição: Sara Vasconcelos – chefe de redação FIERN