Aluno do EBEP SESI/SENAI participa do Programa Parlamento Jovem

12/06/2018   17h16

Lucas Rodrigues da Silva, aluno do programa Educação Básica e Educação Profissional (EBEP) do SESI/SENAI-RN, é um dos pré-selecionados entre os finalistas do Parlamento Jovem Brasileiro, organizado pela Câmara dos Deputados em parceria com as secretarias estaduais de Educação.

A apresentação oral dos Projetos de Lei dos estudantes candidatos a finalistas a vaga de deputado jovem do Rio Grande do Norte para a comissão avaliadora acontece nesta quarta-feira (13), no Auditório Cortez Pereira, das 13h às 17h, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Durante a defesa, Lucas deverá justificar sua motivação para escrever o Projeto de Lei e por que seu projeto deve ser selecionado para representar o Rio Grande do Norte em Brasília.

O aluno do projeto selecionado vai para Brasília, com todas as despesas custeadas pela Câmara dos Deputados, para vivenciar o trabalho dos deputados federais, conviver com outros estudantes de todo o país, apresentar seu projeto de lei e participar de votações importantes. O tamanho da bancada do PJB é proporcional ao número de deputados que cada estado tem na Câmara Federal. O plenário jovem dispõe de 78 representantes, sendo que o RN conta com uma cadeira.

O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos de ensino médio de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante a participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuam como deputados jovens.

A riqueza de aprendizados é grande e os 78 alunos que são empossados como deputados jovens têm a oportunidade de desenvolver habilidades de argumentação e respeito à diversidade de opiniões, além de construir um olhar mais crítico sobre sua realidade. Somados à experiência de convivência com as culturas e cores de todas as partes do nosso país, o PJB potencializa a atuação mais democrática dos jovens e seu protagonismo político.