Alunos da Escola SESI participam do Torneio Internacional de Robótica no Líbano

14/06/2019   11h23

 

 

 

Cinco alunos do SESI-RN estão na cidade de Byblos, no Líbano, onde participam do Torneio Internacional First Lego League 2019. Trata-se da equipe do SESI Escola Galaxy Forces, do SESI Escola, que representa o Brasil na competição, aberta oficialmente nesta sexta-feira (14) e que prossegue até domingo (16). A vaga foi assegurada no Torneio Nacional de Robótica do SESI, em março, no Rio de Janeiro. A Galaxy Forces é formada por Renalle Fátima, José Alfredo, Vanessa Praxedes, Lucas Rock e Néfi Ângelo, tendo com técnico o professor Leonardo Garcia.

 

Equipes de todo o mundo estão reunidas no Líbano para participar desta primeira competição internacional de robótica do mundo árabe. Em Byblox estão, neste fim de semana, 74 times e 500 competidores de 46 países. O local das competições é um espaço da Lebanese American University, uma das principais instituições de ensino superior do país.

 

O Torneio Internacional Aberto do Líbano First Lego League 2019 é a última etapa da temporada para as equipes da FIRST LEGO League. Mais de 34.000 times de 100 países estiveram em suas competições locais. Foram classificada para a fase internacional 74 equipes do Oriente Médio, África, Ásia, Europa, Américas do Norte e do Sul. Os jovens estão no Líbano entusiasmado para três dias de animação e uma atmosfera amigável.

 

 

 

O Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League é um programa internacional de exploração científica, projetado para fazer com que crianças e jovens de 9 a 16 anos se entusiasmem com ciência e tecnologia e adquiram habilidades valiosas de trabalho e de vida.

 

Criado em 1998 pela FIRST®, em parceria com o Grupo LEGO, propõe que estudantes sejam apresentados ao mundo da ciência e da tecnologia de forma divertida, por meio da construção e programação de robôs feitos inteiramente com peças da tecnologia LEGO® Mindstorm®.

 

A competição de robótica pode ser no ambiente escolar, mas não é projetada exclusivamente para esse propósito. Reunidos em times de dois a dez integrantes, que podem estar associados a uma escola, um clube, uma organização ou simplesmente ser formado por amigos, desde que liderados por dois técnicos adultos, os jovens usam a imaginação e a criatividade para investigar problemas e buscar soluções inovadoras que contribuam para um mundo melhor.

 

 

No Brasil, o Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI) é a instituição responsável pela operação oficial da FIRST® LEGO® League. Desde que passou a operacionalizar a competição, o SESI tem promovido anualmente a organização de torneios regionais e nacional, com a mobilização de novas equipes de robótica, a capacitação de técnicos e avaliadores voluntários, estimulando a participação de equipes brasileiras em eventos no exterior.

 

O SESI-RN é operador do torneio desde a temporada 2014/ 2015. “A Escola SESI acredita que o projeto fortalece capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico, inspirando jovens a seguirem carreira no ramo da ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática. Por meio de uma experiência criativa, os competidores são desafiados a investigar problemas e buscar soluções inovadoras para situações da vida real, bem como programar robôs autônomos para cumprir as missões”, disse Ana Karenine Medina, gerente de Educação do SESI/ RN.

 

“A cada ano, um novo tema do mundo real é lançado e norteia o desafio da temporada para servir de base nas avaliações do Torneio de Robótica, a serem realizadas em todas as regiões do país. Na temporada INTO ORBIT, a missão das equipes no projeto de pesquisa é identificar e propor uma solução a um problema físico ou social enfrentado por seres humanos durante viagens de exploração espacial de longa duração dentro do sistema solar do nosso Sol”, explicou o professor Leonardo Garcia, técnico da Galaxy Forces.