Alunos da SESI Escola Mossoró praticam medição de temperatura em aula de Ciências Aplicadas

1/04/2022   12h30

 

Os alunos da SESI Escola de Mossoró participam de atividade experimental prática para construção de uma estufa e utilizando o laboratório de ciências da GlobiLab com o “laboratório portátil” Labdisc. A atividade faz parte das práticas experimentais da disciplina de Ciências Aplicadas, desenvolvida com os alunos da 3° série do Ensino Médio.

 

“Os alunos constroem uma estufa para analisar, por meio dos sensores do Labdisc, a temperatura dentro e fora da estufa, criar hipóteses e analisar posteriormente os gráficos e tabelas”, explica o professor mestre Leonardo da Silva Garcia, da disciplina de Ciências Aplicadas.

 

O objetivo da atividade é estudar a diferença de temperatura dentro e fora de uma estufa, criar uma hipótese e testá-la através de uma experiência usando o sensor de temperatura externa do Labdisc.

 

A prática foi iniciada no dia 22 de março e hoje está em seu ápice de aprendizado. “É uma das práticas experimentais do bimestre. As aulas acontecem semanalmente na disciplina de Ciências Aplicadas”, diz Leonardo.

 

Com a prática a escola espera, em nível de aprendizado, que os alunos aprendam mais sobre o efeito estufa, possam compreender o fenômeno, e identificar o fenômeno no dia a dia, não somente com as estufas, como em outros ambientes, dentro dos veículos (carros) expostos ao Sol, com o nosso planeta e em demais situações do cotidiano.

 

“Além de compreender o fenômeno, utilizar as ferramentas tecnológicas educacionais do Labdisc para medir as temperaturas, para prever resultados, desenvolvendo também as habilidades e competências da leituras e interpretações de gráficos e tabelas e utiliza-las na resolução de questões e situações problemas”, destaca o professor.