Alunos da SESI Escola Mossoró são aprovados na primeira fase da Olímpiada do Futuro

19/05/2022   17h02

 

Alunos da SESI Escola Mossoró foram aprovados na primeira fase da Olímpiada do Futuro sob a orientação do professor Aryon Charlon Soares. No total, 50 alunos participaram da primeira fase da olimpíada a fim de fomentar a produção de projetos que impactem de forma positiva e efetiva a sociedade brasileira.

 

As provas propõem uma abordagem em mais de uma disciplina do conhecimento, buscando conectar as disciplinas curriculares clássicas a matérias mais contemporâneas como Economia, Sustentabilidade, Medicina & Saúde e STEAM (integração de conhecimentos de Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

 

“A Olimpíada do Futuro aborda as disciplinas estudadas em sala de aula a partir de uma perspectiva conectada às questões do nosso tempo”, explicou. “As ideias propostas pelos alunos são avaliadas pelo grau de inovação, impacto socioambiental e factibilidade de implantação da proposta”, completa Soares.

 

Além disso, segundo o professor, a ideia é despertar nos jovens o interesse pelos desafios e habilidades do século 21 estimulando a pesquisa, o pensamento crítico e a descoberta de talentos e aptidões. “E também incentivar o estudo de disciplinas curriculares à luz de temas e autores contemporâneos, promovendo uma maior conexão com questões debatidas globalmente em diversas esferas governamentais e não-governamentais”, comentou.

 

Ainda de acordo com Aryon Charlon, a Olimpíada do Futuro serve para aproximar pais e familiares do ambiente de aprendizagem e da escola através de um enfoque temático que seja percebido como uma pauta contemporânea e de aplicabilidade em outras esferas da vida. Por outro lado, também estimula e auxilia professores na proposição de pautas de discussão e projetos que levem em consideração a vinculação das disciplinas curriculares a saberes práticos e pautas contemporâneas.

 

“A participação na Olimpíada estabelece um ambiente cooperativo entre estudantes, professores e escolas participantes, promovendo o interesse pela aprendizagem e fomentando a troca de experiências bem-sucedidas, contribuindo para a melhoria da educação como um todo”, concluiu.