Alunos da SESI Escola Natal simulam trabalhos da Assembleia Constituinte

23/11/2021   18h37

Os alunos das três séries do Novo Ensino Médio da SESI Escola Natal tiveram a oportunidade de estudar sobre a Constituição Federal em uma atividade que simulou uma Assembleia Constituinte, realizada entre os dias 21, 22 e 23. No total, foram 71 alunos dos cursos de Eletrotécnica e Redes de Computação.

A gerente de Educação do SESI-RN, Karenine Medina, explica que as turmas estudaram, durante três dias, a respeito da Constituição e conheceram como ela é feita, suas partes e importância.

Na atividade, houve a recriação da Assembleia Constituinte Nacional por meio da construção de artigos em grupos temáticos, que abordaram a Comissão da Soberania e dos Direitos e Garantias do Homem e da Mulher; Comissão da Organização do Estado; Comissão da Organização dos Poderes e Sistema de Governo; Comissão da Organização Eleitoral, Partidária e Garantia das Instituições; Comissão do Sistema Tributário, Orçamento e Emendas; Comissão da Ordem Econômica; Comissão da Ordem Social; e a Comissão da Família, da Educação, Cultura e Esportes, da Ciência e Tecnologia e da Comunicação.

Os alunos, que estavam se preparando para a prova do ENEM, puderam aplicar, de forma dinâmica, os fundamentos da cidadania, da política, da democracia, da ética e da moral. Além disso, tiveram a chance de propor o desenvolvimento de um olhar crítico perante as ações e funções das instituições sociais e políticas, e os contextos sócio-políticos, econômicos e históricos da sociedade democrática brasileira.

“A atividade tem também o objetivo de desenvolver a compreensão do papel e responsabilidade de cada um na sociedade, como um cidadão ativo, participativo através dos artigos propostos para a sua Constituição, as suas preocupações e anseios para com o futuro da nossa nação. Eles ainda desenvolveram sua oratória, a lógica de argumentos, contribuindo fortemente para a construção dos argumentos na escrita da redação do ENEM”, frisou Karenine Medina.

Aluno do curso de Eletrotécnica, Jhonatan Karl Victor Oliveira de Farias, comentou como foi participar dos debates. “Foi um aprendizado e uma barreira que conseguimos ultrapassar. Conseguimos desenvolver e aprender mais sobre a nossa sociedade e o nosso país”, disse.

A gerente de Educação do SESI-RN ressalta que, após a discussão nas comissões e escolha dos artigos, os temas foram levados para a plenária com todos os alunos e assim eles puderam votar a favor ou não dos artigos propostos.

Essa atividade foi proposta pelos professores José Rodrigues, Wendell Souza, Diego Cavalcanti e Zânia Lôbo, da área de Humanas do Novo Ensino Médio, da SESI Escola, em conjunto com os professores das áreas de Linguagem, Matemática e Ciências da Natureza.