Alunos da SESI Escola RN conquistam 3º lugar na maior feira de ciências do país

30/03/2022   16h42

 

Dois alunos da SESI Escola Rio Grande do Norte ganharam o terceiro lugar na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) – maior feira de ciências do país -, com um projeto inovador voltado para energias renováveis intitulado como ‘Seebeck’. A Febrace é um programa de talentos em ciências e engenharia que estimula a cultura científica, o saber investigativo, a inovação e o empreendedorismo em jovens e educadores da educação básica e técnica do Brasil.

 

Os estudantes Elton Oliveira e Gabriel Gonzalez, orientados pelos professores Josinaldo Araújo e Smith Torres, desenvolveram uma nova categoria para geração de energia renovável e sustentável, os geradores termoelétricos Seebeck.

 

Elton Oliveira conta que a ideia surgiu de Gabriel, que têm um gosto muito peculiar para entretenimento na Internet. “Ele assistiu alguns vídeos do funcionamento de pastilhas de peltier, um tipo de dispositivo muito utilizado em refrigeradores de pequeno porte. Pesquisou mais um pouco, e entendeu previamente o funcionamento e como o fornecimento de energia naquele dispositivo minúsculo poderia absorver o calor por efeito Peltier”, explica.

 

Nessa etapa, Gabriel mostrou a Elton a suposta ideia. Na época eles eram colegas de classe. “Me interessei bastante pelo projeto e inicialmente já pensamos em submete-lo na Febrace”, lembra.

 

De acordo com Elton, o projeto consiste em um gerador termoelétrico de efeito Seebeck, um tipo de tecnologia recentemente utilizada em missões espaciais, “mas nunca da forma que nós projetamos em superfície”, pontua ele.

 

“Os geradores são projetados para serem dispostos às margens de barragens e leitos, além de funcionar como um dispositivo de balanceamento hídrico, por conta do seu modo de funcionamento. Basicamente, utiliza da irradiação solar concentrada como fonte calor e da água do fundo do leito, como fonte de dissipação”, detalha.

 

A nova tecnologia está baseada na disparidade térmica provocada em semicondutores. Essa disparidade térmica é capaz de gerar no material uma diferença de potencial elétrico (ddp) induzindo eletricidade.

 

 

No total, foram avaliados 487 projetos finalistas, desenvolvidos por 1.081 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de 333 escolas de todo o País, sob a orientação de 626 professores. O processo de avaliação envolveu mais de 300 mestres e doutores da USP e de universidades parceiras, inclusive professores e especialistas brasileiros que estão atuando em outros países, num total de 6.403 avaliações. Em média cada projeto recebeu 13 avaliações.

 

Febrace

Todos os anos a FEBRACE mobiliza sua rede nacional de feiras afiliadas e seleciona finalistas para competições e feiras internacionais, além disso, promove diversas oportunidades para estudantes e professores em temáticas relacionadas a STEAM – Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.

 

Esta edição de 2022 contou com o patrocínio da Samsung e Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, e apoio institucional do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).