Alunos de Direito participam de palestra e visitam Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem

30/01/2020   16h28

 

 

Estudantes do curso de Direito da UFRN participaram, na manhã desta quinta-feira (30), de palestra técnica e visita as instalações da Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem da FIERN.

 

O presidente da Câmara, o advogado Diogo Pignataro, recebeu os alunos e destacou a importância das práticas para a resolução de conflitos. “Buscamos sedimentar a busca da resolução dos conflitos fora do judiciário. De forma mais ágil, mais técnica, mais especializada, o que é oferecido aqui pela Câmara de Arbitragem”, destacou. Para o presidente da Câmara, “os profissionais que vão surgir precisam ter a mentalidade de que os conflitos podem ser resolvidos não só no judiciário”.

 

A juíza e coordenadora dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos (CEJUSCs), Daniella Simonetti, foi a palestrante convidada. Ela destacou a importância das pessoas conhecerem as formas de resolver um conflito. “O conflito é inerente à natureza humana. É natural. É saudável. Na hora que as pessoas entendem que podem – entendendo o conflito delas – buscar a melhor forma de resolver sem necessariamente ir às portas do poder judiciário para resolver, é muito saudável para todo mundo”, explicou.

 

 

Cerca de 20 alunos da turma de “Arbitragem e Mediação”, ministrada pelo professor José Serafim da Costa Neto, da UFRN, participaram da palestra, que contou ainda com a presença do coordenador da Câmara de Conciliação e Arbitragem da FIERN, Rodrigo Paiva; e do assessor técnico da presidência, Hélder Maranhão.

 

Por Anna Claudia Costa, jornalista, UNICOM/FIERN