Alunos desenvolvem solução para desafios nas empresas e vencem Grand Prix de Inovação

30/09/2019   11h09

Os alunos que integraram a escuderia “Laranja Mecânica” ficaram em primeiro lugar no Grand Prix de Inovação SENAI, realizado entre os dias 25 e 27 de setembro, pelo Centro de Educação e Tecnologias Ítalo Bologna, em Mossoró, em parceria com a UnP. A escuderia foi vencedora com dois projetos, um para a empresa BQMIL, a partir da concepção de um “sistema de pesagem a bordo em pá carregadeira” e, um segundo, para a Purofrut, no qual desenvolveu uma “melhoria na máquina de envase em polpa de fruta”.

A cerimônia de encerramento foi no fim da tarde de sexta-feira (27). Entre os dias 25 e 27 de setembro, o SENAI, no Centro de Educação e Tecnologias Ítalo Bologna, realizou o Grand Prix de Inovação. A abertura foi na quarta-feira (25), na UNP (Universidade Potiguar), onde foi realizado o sorteio das escuderias e a apresentação dos desafios e a presença de representantes das empresas participantes.

A edição 2019 do Grand Prix SENAI de Inovação, no Rio Grande do Norte, movimentou aproximadamente trinta alunos dos cursos de formação profissional em busca de soluções para problemas de empresas que atuam no mercado de Mossoró. Esses alunos integraram seis “escuderias”, como são denominadas as equipes que participam do Grand Prix.

O Grand Prix SENAI de Inovação é “uma corrida na qual as equipes são multidisciplinares e, ao longo da competição, criam, desenvolvem e executam protótipos com soluções inovadoras para desafios reais de empresas industriais”.

Diretor regional do SENAI-RN, Emerson Batista destacou que a edição deste ano, no Rio Grande do Norte, foi em Mossoró, uma das principais cidades polos do Estado, em mais uma iniciativa da instituição no sentido de expandir suas atividades. O Grand Prix reuniu professores e alunos da Universidade e do Senai. Cada escuderia foi formada por cinco estudantes e um mentor.

Estiveram presentes na cerimônia de abertura os representantes das empresas Socel, Francisco Neto; VCI Tech,. Roney Vale; Agua Mineral Amana, George Darlos; Purofrut, Marcio Bezerra; e da empresa BQMIL, Marcelo Maia. O diretor do SENAI Francisco Moreira destacou, na abertura, as oportunidades positivas do evento, para Mossoró e região, com o incentivo ao empreendedorismo, ao estimular o desenvolvimento de soluções para as empresas industriais.