Alunos do SESI-RN concorrem em feira científica com projeto para otimizar ar condicionados automotivos

19/03/2019   11h27

 

Três alunos do SESI-RN integram uma das equipes que participam e concorrem, em São Paulo, da 17ª Edição da Febrace (Feira Brasileira de Ciência e Engenharia). Luís Felipe Rodrigues da Silva, Victor Rodrigues da Silva Fonseca e Lucas Ferreira Cavalcanti desenvolveram e apresentam, nesta Feira, um sistema para reutilização de água para otimizar ar condicionados automotivos. Os internautas podem “curtir” neste link (https://febrace.org.br/virtual/2019/ENG/131/) e, com isso, automaticamente votam no projeto como o favorito entre os que participam da Feira.

 

Os estudantes — que têm orientação dos professores Diego Bezerra Cavalcante, José Rodrigues da Fonseca Segundo — constataram que alguns carros, quando ficam parados no trânsito, têm uma queda no rendimento no ar condicionado. “Verifica-se que, em razão do tempo elevado em que os veículos ficam parados em congestionamento, uma diminuição da performance, fato que se dá em razão do não recebimento da refrigeração natural do ar circulante, acabando desse modo por afetar no funcionamento de alguns componentes, principalmente o condensador”, observaram.

 

 

Para evitar essa queda na climatização interna dos veículos, eles projetaram um mecanismo para reutilizar a água proveniente do dreno do ar condicionado, que a partir daí é esguichada no condensador, o que mantém o desempenho do sistema de refrigeração, melhorando o conforto e a segurança nos carros que ficam em longos períodos no trânsito.

 

Luís Felipe, Victor Rodrigues e Lucas Ferreira estão em São Paulo, onde ocorre a mostra presencial da Febrace. A votação pela internet nos projetos favoritos encerra na sexta-feira (22).

 

A Feira tem a participação, como expositores, de 751 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de todo o País. Na Febrace, os autores dos melhores projetos serão também julgados por um Comitê de Avaliadores composto por mais de duas centenas de professores universitários e especialistas voluntários.

Promovida anualmente pelo Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Poli-USP, a Febrace é a maior feira brasileira pré-universitária de Ciências e Engenharia em abrangência e visibilidade. O objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.