Alunos do SESI-RN ficam em primeiro lugar na categoria “Design do Robô” em Torneio Internacional

16/06/2019   10h52

Os cinco jovens que integram a equipe Galaxy Forces conquistaram o troféu de primeiro lugar na categoria “Design do Robô”, no Torneio Internacional Aberto First Lego League, na cidade de Byblos, no Líbano. Integram a Galaxy Forces os estudantes da unidade do SESI-RN, em Mossoró, Renalle Fátima, José Alfredo, Vanessa Praxedes, Lucas Rock e Néfi Ângelo, que participaram a etapa internacional do torneio, acompanhados do técnico Leonardo Garcia, do coordenador Anderson Vieira e da gerente de educação do SESI-RN, Ana Karenine Medina.

 

O Torneio de Robótica FIRST LEGO League é um programa internacional de exploração científica, projetado para fazer com que crianças e jovens de 9 a 16 anos se entusiasmem com ciência e tecnologia e adquiram habilidades valiosas de trabalho e de vida. O tema desta temporada foi “Into Orbit” (Em Órbita), com o objetivo de levar os participantes a desenvolver projetos de pesquisa com proposta de solução para problemas enfrentados em viagens espaciais e longa duração.

 

Coube à equipe Galaxy Forces do SESI Escola representar o Brasil na fase internacional do torneio, na cidade de Byblos. A vaga da equipe do SESI-RN foi garantida na fase nacional, realizado em março no Rio de Janeiro.

 

Equipes de classificadas nos diversos países se reuniram no Líbano, para participar da primeira competição internacional de robótica do mundo árabe. Foram 74 times e 500 competidores de 46 países, que estiveram na Lebanese American University, uma das principais instituições de ensino superior no Líbano.

 

O Torneio de Robótica FIRST LEGO League é um programa internacional de exploração científica, projetado para fazer com que crianças e jovens de 9 a 16 anos se entusiasmem com ciência e tecnologia e adquiram habilidades valiosas de trabalho e de vida (a idade máxima de 16 anos é considerada até 30 de abril do ano seguinte ao do lançamento do desafio).

 

Criado em 1998 pela FIRST em parceria com o Grupo LEGO, o torneio propõe que estudantes sejam apresentados ao mundo da ciência e da tecnologia de forma divertida, por meio da construção e programação de robôs feitos inteiramente com peças da tecnologia LEGO Mindstorm.

 

 

A competição de robótica pode ser usada no ambiente escolar, mas não é projetada exclusivamente para esse propósito. Reunidos em times de dois a dez integrantes*, que podem estar associados a uma escola, um clube, uma organização ou simplesmente ser formado por um grupo de amigos, desde que liderados por dois técnicos adultos, os jovens usam a imaginação e a criatividade para investigar problemas e buscar soluções inovadoras que contribuam para um mundo melhor.

 

No Brasil, o Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI) é a instituição responsável pela operação oficial da FIRST LEGO League. Desde que passou a operacionalizar a competição, o SESI tem promovido anualmente a organização de torneios regionais e do torneio nacional, a mobilização de novas equipes de robótica, a capacitação de técnicos e avaliadores voluntários, bem como a articulação da competição realizada no Brasil com os operadores internacionais, estimulando a participação de equipes brasileiras em eventos no exterior.