Amaro defende no “Caminhos do Brasil”, as reformas, micros, competitividade, Sistema “S” e o “MAIS RN”

17/05/2018   22h01

O presidente do Sistema FIERN e do COMPEM/CNI, Amaro Sales de Araújo, defendeu nesta quinta-feira, 17, na Casa da Indústria, durante a realização do Fórum Caminhos do Brasil, com o pré-candidato à presidência da República, deputado federal Jair Bolsonaro, as reformas, as microempresas,a competitividade industrial, o Sistema “S” e o MAIS RN.

O deputado recebeu do industrial uma cópia impressa do projeto MAIS RN, iniciativa de planejamento estratégico da Federação das Indústrias para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte nos próximos 20 anos. “Esperamos que seja acolhido como um dos itens de seu programa de governo no que se refere ao nosso Estado que tem riquezas diferenciadas no céu, no mar e na terra”, disse o presidente do Sistema FIERN, que destacou o potencial econômico do estado, em áreas como energias renováveis, sal, fruticultura irrigada, mineração e turismo. “Somos gigantes na produção de energias renováveis”, afirmou, ressaltando que dois municípios do estado, João Câmara e Parazinho são os maiores produtores e energia eólica do país.

Ao se referir ao Rio Grande do Norte, Amaro Sales disse que é hora de construir o futuro, não de olhar para trás, e pediu mais ousadia. “É hora de um olhar mais ousado e de longo alcance, o que propomos concretamente através do MAIS RN que sugere metas, indicadores e cenários até, pelo menos, 2035”.

O presidente da FIERN sugeriu a leitura da nova versão do Mapa Estratégico da Indústria, elaborado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), como um documento importante para nortear o crescimento do país, sobretudo no que diz respeito ao aumento da competitividade. “É necessário reforçar a estratégia para reverter a trajetória de perda de competitividade e de potencial de crescimento. O país não pode correr o risco de gerar menos renda e emprego do que pode aos seus cidadãos e ampliar sua defasagem em relação aos parceiros internacionais” disse.

Para Amaro Sales, fazer mais do mesmo não reverterá, com a intensidade necessária, a trajetória percorrida nos últimos anos. “Com um trabalho contínuo e persistente de reformas econômicas e institucionais, temos convicção de que é possível recuperar e alcançar patamares mais elevados de produtividade e competitividade”. Ele defendeu um tratamento diferenciado para as microempresas, enfatizando que elas são cerca de 50% no Brasil e geram mais de 50% de emprego.

Uma parte do discurso do presidente da FIERN, na abertura do Fórum, foi voltado à defender enfaticamente o Sistema “S”. Segundo o industrial, o Sistema “S” é reconhecido pela qualidade de seus produtos, serviços e pela credibilidade da atuação em todo o território nacional. “Algo que, comprovadamente, vem dando certo, especialmente, na promoção da educação, seja fundamental ou técnica, fator indispensável ao desenvolvimento econômico e social do Brasil”. O Sistema “S” – SEBRAE, SESI, SENAI, IEL, SESC, SENAC, SENAR, SEST, SENAT – afirmou Amaro Sales, é um dos grandes aliados do desenvolvimento nacional.