Amaro Sales aponta futuro do RN em celebração à indústria e aos 65 anos da FIERN

23/05/2018   21h49

“O Rio Grande do Norte tem futuro. Existem potencialidades em todos os segmentos e, em especial, na indústria com algumas atividades que podem ganhar dimensão estratégica nacional, a exemplo da mineração, alimentos e bebidas, confecções, sal, energias renováveis, carcinicultura e pesca”, disse o presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, em discurso nesta quarta-feira, 23, à noite, no Teatro Riachuelo, durante a Sessão Magna em Homenagem ao Dia da Indústria.

O evento, que marcou também a passagem pelos 65 anos da FIERN, contou com a palestra “Gestão Pública”, do economista Eduardo Giannetti, show “SESI Big Band Convida Guilherme Arantes”, e participação de presidentes de sindicatos filiados, diretores e gestores da Federação das Indústrias, parlamentares, reitores de universidades, empresários, representantes de instituições públicas e privadas, militares e convidados.

Amaro Sales fez uma retrospectiva histórica sobre os 65 anos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte, com referências diretas aos sindicatos e industriais pioneiros que criaram a instituição em 1953. “Cito, homenageando os demais, um que, com a Graça de Deus, permanece entre nós. Refiro-me a Francisco Ferreira Souto Filho que, naquela época, já era dirigente do Sindicato da Indústria de Extração do Sal e que, logo em seguida, se tornou seu Presidente e, desde lá, também ocupa cargos na Diretoria da FIERN chegando, inclusive, a ser 1ª. Vice-Presidente”.

A crise que o país e o estado atravessam mereceu registro no discurso, com ênfase para o desemprego, que atinge 227 mil pessoas no Rio Grande do Norte. “Estamos tentando reagir”, disse o presidente da FIERN, citando o Índice de Confiança da Indústria Potiguar – ICEI/FIERN, que voltou a crescer desde maio de 2017, após praticamente três anos de pessimismo (desde agosto de 2014). “A reação, de fato, vem ocorrendo na maioria dos segmentos, porém o único com ritmo de atividade superior ao de 2014 é Alimentos e Bebidas. A situação da Construção civil ainda é preocupante. Extração de Petróleo em retração”. A recuperação, de acordo com o industrial, tem sido mais nítida nas indústrias de médio e grande portes. As pequenas ainda apresentam elevado grau de ociosidade.

Aposta no MAIS RN para desenvolver o estado

O presidente da FIERN reconhece as dificuldades, mas mantém o otimismo e considera necessário olhar à frente. Para ele, o futuro do Rio Grande do Norte passa pelo estudo MAIS RN, elaborado pela FIERN, que projeta o desenvolvimento estadual para os próximos 20 anos. O projeto defende que “os principais atores políticos, econômicos e sociais potiguares adotem uma postura proativa, cooperativa e inovadora, realizando um amplo pacto político-institucional entre o poder público e a iniciativa privada, que viabilize um salto de desenvolvimento”.

Para o presidente Amaro Sales, somente com um amplo pacto, com responsabilidades bem definidas e metas que cuidem do equilíbrio das finanças públicas, o estado superará as dificuldades. “Com o pacto o Rio Grande do Norte poderá planejar os próximos anos, algo atualmente difícil pelas circunstâncias que todos conhecem e que, realmente, precisam ser enfrentadas por todos os Poderes, com o apoio da sociedade potiguar”.

Segundo o presidente da FIERN, com o MAIS RN o estado poderá ter em 2035 um PIB superior a 60 bilhões de reais e o IDH elevado conjuntamente. “Para tanto, além do pacto que tanto mencionamos, o investimento em pessoas deve ser ampliado. Os centros de formação de capital humano devem ganhar relevo, as universidades, os centros de tecnologia, os laboratórios e incubadoras, Sistema “S”, Metrópole Digital e a própria rede pública conectada às demandas dos setores privados, levando para a indústria: inovação, tecnologia de ponta, qualificação de pessoal e, como consequência, progressivamente a indústria 4.0”.

A importância do Sistema “S”

A atuação do Sistema “S” foi destacada por Amaro Sales, que citou números para comprovar a importância do SESI, SENAI e IEL para o Rio Grande do Norte. “O SESI, com mais de 84 mil matrículas, nos últimos três anos, em educação básica, e o SENAI, no mesmo período, com mais de 174 mil, seguramente, são duas instituições indispensáveis ao desenvolvimento do Rio Grande do Norte”, citou.

Ele disse que nos últimos anos, inspirados no lema “com a indústria onde a indústria estiver”, o Sistema FIERN ampliou o atendimento e interiorizou suas ações, contando hoje com escritórios e unidades abertas em todas as regiões potiguares a partir das cidades de João Câmara, Macau, Assu, Mossoró, Pau dos Ferros, Caicó, Santa Cruz e Goianinha. “Ao longo de 65 anos nos tornamos referência em qualidade nos produtos e serviços que desenvolvemos”, afirmou.

A FIERN, disse o industrial, apesar de uma entidade privada representativa dos industriais, tem responsabilidades que ultrapassam a fronteira da representação sindical. “Com 65 anos de bons serviços prestados, tornou-se uma instituição necessária ao Rio Grande do Norte”, enfatizou Amaro Sales, que enalteceu o empenho de toda a Diretoria; o apoio dos Presidentes de Sindicatos; da CNI e de seu Presidente Robson Braga, além de outras lideranças empresarias e dos colaboradores do Sistema FIERN.

Amaro Sales encerrou sua fala agradecendo a todos que marcaram a história da FIERN, contribuindo com o fortalecimento da instituição e participando da vida econômica, social e política do Rio Grande do Norte. “São, em resumo, os que chamo de “heróis da resistência”, empreendedores que, além de se dedicarem a suas empresas, emprestam um bom tempo a luta de defesa de interesses”.