Amaro Sales faz panorama da produção de petróleo e gás na abertura do Motores do Desenvolvimento

18/12/2019   12h04
Amaro Sales, presidente da FIERN, duranta abertura do Seminário Motores do Desenvolvimento - Foto: Jô Lopes

Amaro Sales, presidente da FIERN, durante abertura do Seminário Motores do Desenvolvimento – Foto: Jô Lopes

 

A importância do petróleo e gás para a economia do estado, com demonstração de dados oficiais foi o foco do discurso do presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, ao fazer a abertura oficial do Seminário Motores do Desenvolvimento, com presença do ministro de Minas e Energias, Bento Albuquerque, nesta quarta-feira, 18, na Casa da Indústria.

 

“Os números mostram um cenário de grande potencial que fez girar em royalties para o Estado e Municípios algo em torno de R$ 436 milhões. O número já foi bem maior, é ainda importante e, principalmente, pode aumentar”, disse Amaro ao apresentar os dados da ANP, CAGED, RAIS e IBGE do ano de 2019 referente ao ano de 2018.

 

Governadora do RN, Fátima Bezerra, durante abertura do Seminário Motores do Desenvolvimento – Foto: Jô Lopes

 

A governadora do RN, Fátima Bezerra (PT-RN), disse somar com Amaro a importância do setor para o estado. “Dentre as qualidades e riquesas do nosso querido Rio Grande do Norte, ao lado do sal, da fruticultura e da geração de energia, a exploração e produção de petróleo e gás sempre foi destaque”, afirmou.

 

Segundo Fátima Bezerra o REATE 2020 que tem o apoio da ONIP, ABPIP, ANP, EPE, IBAMA, MME, ME e Casa Civil do Governo Federal, traz esperança. “Nos anima na perspectiva de que possamos realizar uma grande integração dos agentes institucionais, junto ao setor produtivo para traçar um plano estratégico eficiente que resulte na retomada da exploração e produção de petróleo e gás on shore”, disse.

 

De acordo com os números apresentados, O estado conta com 162,8 milhões em reservas totais de petróleo em terra; no que tange reservas provadas em terra já são 128,5 milhões de barris. Quanto ao gás natural são 2 bilhões de m3 em reservas totais; de reservas provadas de gás natural são 1.6 bilhões de m3. “O RN é líder histórico em número de poços produtores de petróleo, sendo atualmente mais de 3.582 poços”, acrescentou Amaro Sales.

 

 

Presenças

 

Também estiveram presentes ao evento as seguintes autoridades: Vice-governador, Antenor Roberto; Deputado Estadual, Hermano Morais; Prefeito de Natal, Álvaro Dias; Diretor da Tribuna do Norte, Ricardo Alves; Presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz; Diretora da Potigás, Larissa Dantas; Prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini, diretores e gestores da FEIRN, além outras autoridades, empresários e representantes da sociedade potiguar.

 

Motores

 

O Projeto “Os Motores do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte” foi criado para apresentar uma série especial de suplementos e seminários que pretende liderar um processo de discussão sobre os motores do desenvolvimento da economia do RN, levando à sociedade informação de qualidade sobre o presente e o futuro. O público participante do Programa é formado por empresários, lideranças políticas e pesquisadores, que costumam acompanhar as palestras e debates sobre economia.

 

Por Jô Lopes – jornalista – Unicom/Sistema FIERN