Amaro Sales faz defesa do Simples em reunião do COMPEM em Alagoas

24/08/2018   14h42

Representantes de Federações de Indústrias de 12 estados participaram, nessa sexta-feira, 24, na Casa da Indústria, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), da 4ª Reunião Ordinária do Conselho Temático Permanente da Micro e Pequena Empresa (Compem), órgão da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Um dos mais ativos conselhos da entidade nacional da indústria, o Compem tem como objetivo a defesa de políticas públicas em favor das pequenas e micro empresas brasileiras.

Ao saudar os integrantes do Conselho, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), José Carlos Lyra de Andrade, destacou o Simples Nacional como a principal bandeira do setor. “Temos que defender e ampliar essa legislação”, disse ele, refutando ataques de setores da economia à lei que estabelece regime tributário diferenciado para o segmento representado pelo Compem.

O presidente do Conselho, Amaro Sales de Araújo, que também preside a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), assumiu o comando da reunião, destacando o esforço e a articulação de José Carlos Lyra, junto à bancada alagoana no Congresso Nacional, para aprovação do Simples Nacional, há mais de uma década. “É lamentável ouvir autoridades dizendo que o Simples é benefício fiscal. Não é. Trata-se de uma lei que nós, que geramos riqueza e movimentamos a economia, lutamos muito para conquistar”, disse Amaro Sales.

Amaro Sales agradeceu durante a reunião ao  presidente da FIEA, José Carlos Lyra; ao seu vice, José Nogueira; e ao representante da FIEA no Compem, Alberto Cabús, pelo acolhida ao COMPEM e pelo trabalho permanente que desenvolvem em favor das micro e pequenas empresas brasileiras.

Representante de Alagoas no Compem, o empresário Alberto Cabús, 1º secretário da FIEA, destacou a importância do Conselho Temático Permanente da Micro e Pequena Empresa na luta do empresariado brasileiro para dar competitividade aos pequenos e micro empreendimentos.

Ao encerrar sua participação no evento, Alberto Cabús destacou a integração entre as entidades do setor produtivo alagoano, entre estas a Associação Comercial de Maceió, que foi representada por seu presidente, Kennedy Calheiros, Federação do Comércio, e por instituições como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), cujo presidente, Marcos Vieira, prestigiou a Reunião do Compem. O vice-presidente da FIEA, empresário José da Silva Nogueira Filho, e o diretor da FIERN e presidente do COMPEM/FIERN, Heyder Dantas, também participaram da reunião, realizada pela primeira vez na capital alagoana.

Palestras

A reunião foi antecedida por uma apresentação do secretário de Desenvolvimento e Turismo de Alagoas, Rafael Brito, que falou para empresários de outros Estados sobre as potencialidades da economia alagoana. Na sequência, os conselheiros debateram temas como a Lei de Proteção de Dados e seus impactos para as MPEs, adesão extraordinária ao Simples Nacional e Impactos do Tabelamento do Frete.

O gerente da Unidade Sindical da FIEA, Francisco Acioli, fez ampla explanação sobre a atuação do Núcleo de Acesso ao Crédito de Alagoas (NAC/AL).

Fotos: Bleine Oliveira e Josué Seixas/Fiea