Amaro Sales recebe homenagem da Assembleia Legislativa pelos 65 anos das Rocas

3/09/2019   18h25

 

 

O presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, foi homenageado hoje (03), durante a sessão solene no plenário da Assembleia Legislativa, que comemorou o aniversário de 65 anos do bairro das Rocas. A sessão foi marcada pelas homenagens a pessoas e instituições que se destacaram por atuações que contribuíram para desenvolvimento do bairro.

 

“Recebi essa homenagem com muita alegria. No bairro das Rocas passei minha infância e lá, onde meu pai era comerciante, aprendi a admirar o bairro, que é um dos primeiros de Natal e tem tantas tradições na cidade, com prestação de serviço, uma atividade econômica e cultural relevantes e que se destacam, além  de uma história de empreendedorismo”, disse Amaro Sales, ao lembrar que no bairro sua família tem uma trajetória em um empreendimento, o setor de panificação, desde 1960.

 

Durante o pronunciamento representando os homenageados, Amaro Sales agradeceu a iniciativa do deputado propositor e demais integrantes do Poder Legislativo. “Cheguei muito jovem nas Rocas. É meu dever agradecer à Assembleia Legislativa e ao deputado Ubaldo Fernandes. Esse bairro é um berço de líderes, de cultura, do samba, de leitura, de trabalho. É a história de Natal e do RN, pela importância dos seus personagens. Rocas merece realmente ser homenageada”, ressaltou.

 

O deputado que teve a iniciativa de propor a sessão solene, Ubaldo Fernandes destacou a importância do bairro, que, afirmou, está “entre os 12 da zona Leste da cidade” e tem uma relevância para a cidade por apresentar uma intensa atividade na cultura, na economia e na dedicação de seus moradores ao trabalho.

 

O parlamentar apresentou um breve histórico do bairro. “Nossa querida Rocas passou a se desenvolver a partir do ano de 1880. Ao falar dos atores que desenvolveram o bairro, não posso esquecer dos pescadores, uma classe que elevou as Rocas ao contexto atual. Bem como os portuários e os estivadores que fizeram Rocas ser o que é hoje”, disse.

 

“A partir de 1906, com a construção do Porto do Natal e da linha ferroviária, iniciou o apogeu de habitações que vieram se aglutinar perante as 36 ruas que compõem o bairro das Rocas. O bairro cresceu sem um planejamento urbano, mas hoje nós entendemos que é um bairro centenário, porque a criação da cidade do Natal começou na cidade Alta, posteriormente veio a Ribeira e depois das Rocas”.

 

O deputado também lembrou o ex-presidente Café Filho, que teve a vida dedicada aos sindicatos, foi defensor do movimento de pescadores que moravam no bairro e chegou à Presidência da República. “Foi o único potiguar saído do chão batido das Rocas que se tornou presidente da República e que trouxe obras à comunidade durante o governo dele, como o Hospital dos Pescadores, o prédio do INSS, o canal”, falou.

 

Por Aldemar Freire, Jornalista Unicom/FIERN