Amaro Sales representa a CNI no Conselho de Administração do Instituto Santos Dumont

2/12/2020   14h13

 

O presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, participou, nesta quarta-feira, da reunião do Conselho de Administração do Instituto Santos Dumont (ISD). Amaro Sales representa, nesse Conselho, a Confederação Nacional das Indústrias (CNI). Durante a sessão, foram discutidos, e aprovados, os Relatórios Financeiros e Gerenciais do terceiro trimestre e o Plano Diretor para o período 2021-2030 do Instituto, apresentados pelo diretor-geral do ISD, Reginaldo Freitas Júnior. A reunião foi por videoconferência.

 

Idealizado pelo neurocientista Miguel Nicolelis, o Instituto Santos Dumont atua nas áreas de educação, saúde materno-infantil e da pessoa com deficiência, neurociências e neuroengenharia. O Decreto Presidencial de 27 de fevereiro de 2014 qualificou o ISD como Organização Social, formato de parceria entre os setores público e privado que possibilita a uma instituição sem fins lucrativos obter recursos do Estado para realizar serviços de interesse público.

 

Atualmente, o ISD realiza suas atividades por meio de Contrato de Gestão firmado com o Ministério da Educação (MEC). O Instituto mantém Termo de Convênio firmado com a UFRN em vários dos seus projetos e também é parceiro de outras entidades brasileiras, além de colaborar com instituições dos Estados Unidos, Escócia, Japão, França, México, Portugal, Suécia e Suíça.

 

Entre as unidades do ISD, está o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra, localizado em Macaíba-RN, que desenvolve pesquisas científicas inovadoras em duas linhas principais: Interface Cérebro-máquina e Neuromodulação. Desde 2013, oferece o primeiro Mestrado em Neuroengenharia do Brasil, autorizado pela CAPES, e 82 alunos de todo o país já ingressaram nesse curso. Tem, ainda, o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (CEPS), situado em Macaíba-RN, dedicado à formação, desenvolvimento e educação permanente de profissionais de saúde. Integra o SUS como serviço de referência para a atenção multidisciplinar à saúde materno-infantil e da pessoa com deficiência no Rio Grande do Norte.

Ao participar da reunião do Conselho de Administração do Instituto Santos Dumont, Amaro Sales destacou que é importante a representação da indústria neste colegiado da Instituição para a interlocução, do setor produtivo, com uma entidade que tem relevante atuação na área cientifica e avançados projetos de pesquisa.