Ao abrir ‘Caminhos do RN’, presidente da FIERN destaca que indústrias são fundamentais ao desenvolvimento

14/09/2022   13h12

“Ninguém fará um Rio Grande do Norte forte sem considerar a força das nossas indústrias”. A afirmação foi do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Amaro Sales de Araújo, na abertura do Fórum Caminhos do RN, nesta quarta-feira (14), na Casa da Indústria, em Natal. Ele defendeu a importância do setor industrial para o desenvolvimento do Estado. “É preciso entender o empreendedorismo como eixo estruturante da economia livre”, disse.

A defesa da indústria potiguar também está entre os destaques na Agenda Caminhos do RN 2023-2026, elaborada pelo MAIS RN, unidade de planejamento estratégico contínuo da FIERN, com tópicos essenciais para a economia do Estado. O presidente da FIERN reforçou que a indústria é um elo estratégico e indispensável para a geração de empregos e distribuição de renda.

Agenda Caminhos do RN 2023-2026 traz propostas elencadas em dez tópicos-chave: Política Industrial do RN; Estado das Energias; Cluster Naval e Economia do Mar; Plano Estratégico para os Parques Industriais; Licenciamento e regulação ambiental; Concessões públicas e gestão de ativos; Infraestrutura tecnológica e expansão dos polos tecnológicos; Transposição, irrigação e transformação econômica; Educação pública para o futuro; e Segurança pública.

“É uma tradição da Casa ouvir aqueles que desejam, independentemente de bandeiras partidárias, trabalhar conosco em função do fortalecimento da indústria e em defesa do desenvolvimento econômico sustentável do Rio Grande do Norte”, acrescentou o presidente da FIERN.

Participação

Foram convidados para a participação no Fórum Caminhos do RN, os cinco candidatos ao Senado Federal que pertencem a partidos com representação no Congresso Nacional: Rogério Marinho, Carlos Eduardo Alves, Rafael Motta, Geraldo Pinho e Freitas Júnior.

Foi usado o mesmo critério para a edição do Caminhos do RN com os candidatos ao governo do Estado, realizado no dia 26 de agosto.

Até esta terça (13), dois candidatos haviam avisado previamente sobre a impossibilidade de comparecimento por incompatibilidade de agenda: o deputado Rafael Motta (PSB) e Freitas Júnior (PSOL).

O ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT) e Geraldo Pinho (Podemos) haviam confirmado presença até ontem, e somente nesta quarta (14), com o evento já em curso, comunicaram a ausência em função de problemas de saúde. “A coordenadoria do candidato ao Senado da Coligação ‘O Melhor Vai Começar’, Carlos Eduardo, comunica da sua impossibilidade de comparecer esta manhã à FIERN para participar do Fórum Caminhos do RN. Por questão de saúde, Carlos Eduardo não pode atender ao honroso convite da Federação das Indústrias. Quando candidato a Prefeito e, posteriormente, a Governador, Carlos Eduardo foi a todos os debates e seminários patrocinados por essa importante entidade empresarial”, disse a assessoria do candidato Carlos Eduardo.