Ao entregar a Ordem do Mérito Industrial da CNI em SC, Amaro Sales destaca importância da indústria para a retomada do desenvolvimento

22/10/2021   16h03

Chanceler da Ordem do Mérito Industrial da CNI, o presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, fez a defesa da importância da indústria para impulsionar a retomada do crescimento sustentável do país, em um pronunciamento logo depois de entregar o comenda ao empresário Vicente Donini, da Marisol, na manhã desta sexta-feira (22), na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis.

Amaro Sales, além destacar reconhecimento ao empresário homenageado, afirmou que é necessária a união do país pelas reformas estruturantes e pela conquista de um ambiente favorável ao empreendedorismo, à geração de empregos com segurança jurídica. Durante a solenidade, também houve a entrega da Ordem do Mérito Industrial de Santa Cataria (veja lista abaixo).

“Não existe país desenvolvido que não tenha indústria forte. Por isso, as empresas precisam ser reconhecidas e fortalecidas”, afirmou o presidente da FIERN. Ao apontar o crescimento do setor industrial em Santa Catarina, que, segundo ele, se expressa também no exemplo de competência dos homenageados que receberam a Comenda, Amaro Sales disse que o Nordeste também inova e contribui com o desenvolvimento e citou os setores de energia renovável da região e a preocupação dos empresários com a inovação e incorporação dos recursos tecnológicos.

“Testemunhamos a força da indústria brasileira e a competência das empresas do setor que se empenham com entusiasmo na construção de um país forte. São resistentes e otimistas, buscam a justa distribuição dos frutos do seu crescimento”, ressaltou.

“Reconhecendo a ousadia de uns, o pioneirismo de outros, o heroísmo de todos. E, assim, o sistema Indústria assinala virtudes, histórias, personalidades, em um ato solene no qual outorga honrarias (veja lista abaixo) a quem fez por merecer”, acrescentou.

Amaro Sales disse, em seguida, que a exemplo de outros momentos de sua história, hoje, o país precisa de seus empresários para que possa superar as implicações da pandemia, especialmente as implicações na economia. “Somos lutadores, após o impacto do distanciamento social, a vacinação vem permitindo a retomada gradual e segura das atividades. Mas a recuperação mais vigorosa do crescimento é lenta e difícil e, neste momento, temos que estar unidos”, comentou.

Para ele, nestas circunstâncias são ainda mais prementes as transformações estruturais para garantir um ambiente propício à produção. “Precisamos ter um país mais amigável para as empresas e, por isso, é necessário nos mobilizarmos, exigir reformas estruturantes e contribuirmos para que sejam apoiadas pela sociedade brasileira, porque desejamos que o ambiente de produção seja cada vez mais desobstruído”, alertou.

O presidente da FIERN afirmou que as reformas devem ir nesta direção. “Não se trata de menos impostos, mas de impostos justos. Deixar empresas com condições de competitividade”, explicou. “Neste sentido, o país precisa mudar. Somos reconhecidos pela carga que carregamos no dia a dia dentro das nossas empresas. Portanto, as leis tributárias devem ser simplificadas, com um sistema de arrecadação de tributos que desonere investimentos e as exportações, além disso também é urgente uma reforma administrativa que modernize, racionalize os gastos do setor público com pessoal e melhore os serviços prestados aos brasileiros”, pontuou.

Na defesa de medidas que propiciem as condições mais equilibradas ao crescimento, ele também lembrou que é inadiável à a aprovação dos novos marcos regulatórios para infraestrutura e meio ambiente.

Os pronunciamentos do presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, e do empresário Vicente Donini, que recebeu a ordem do mérito industrial da CNI, também destacaram a necessidade do país adotar medidas para estimular o empreendedorismo. “Clamamos por um ambiente menos hostil, formal e com total equidade de tratamento fiscal”, disse Vicente Donini, fundador e presidente do conselho da Marisol.

A medalha da Ordem do Mérito Industrial da CNI, criada há mais de 60 anos, é uma homenagem aos empresários que contribuem para o fortalecimento da indústria nacional e para o crescimento sustentado da economia brasileira.

Veja os empresários que receberam a medalha da CNI e da FIESC.

Ordem do Mérito Industrial CNI:

Vicente Donini, (Marisol, de Jaraguá do Sul)

Ordem do Mérito Industrial de SC:

Fernando Cestari de Rizzo (Tupy, de Joinville)

Gelson Dalla Costa (Apti Alimentos, de Chapecó)

Júlio André Ruas Tedesco (in memoriam – Grupo Tedesco, de Balneário Camboriú)

Sirivaldo José Barbieri (Pioneiro Baterias, de Treze Tílias)

Salézio José Martins (Grupo Kyly, de Pomerode)

Ricardo Minatto Brandão (Brametal, de Criciúma)

Fotos da Galeria: Comunicação FIESC