Ao participar de reinauguração da sede da FIER, Amaro Sales defende Agenda do Crescimento para o país

14/02/2022   15h00

Ao representar a CNI na reinauguração da sede da Federação das Indústrias de Roraima (FIER), o presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, fez um pronunciamento em defesa de uma “Agenda do Crescimento” para o país, na qual destacou a necessidade de aprovação das reformas tributárias e administrativas, de marcos regulatórios modernos, de incentivo à inovação e de segurança jurídica.

“O país clama pelas reformas necessárias e estruturantes”, destacou Amaro Sales, que também é diretor primeiro secretário da CNI, durante a solenidade na sexta-feira (11), em Roraima, onde houve uma homenagem póstuma ao ex-presidente da FIER, Rivaldo Fernandes Neves, que faleceu em novembro de 2020. Reinaugurada, a sede da FIER passa a ter o nome do engenheiro e ex-presidente, que comandou a Federação por 16 anos.

Amaro Sales, ao lembrar a liderança exercida por Rivaldo Fernandes Neves, apontou que “o Brasil precisa ser mais competitivo”. “Muitas vezes quando exportamos um produto, levamos juntos o custo Brasil, que atrapalha e traz problemas para o futuro, com encargos e obrigações”, afirmou.

E para o país voltar a crescer em um ritmo mais acelerado, o presidente da FIERN avalia que é preciso enfrentar, com urgência e determinação, as ineficiências que atrapalham os negócios. “Isso requer, em primeiro lugar, a aprovação da reforma tributária prevista na proposta, denominada PEC 110, que está pronta para votação no Senado”, ressaltou. “A simplificação do sistema de imposto é crucial para alinhar as regras nacionais às melhores práticas internacionais”, declarou.

Ele afirmou que é “igualmente importante fazer uma reforma administrativa que melhore a eficiência dos serviços públicos e limite as despesas dos governos com pessoal e garanta a modernização do estado no sentido de permitir um ajuste duradouro das contas públicas”. Com equilíbrio fiscal, observou, haverá estabilidade macroeconômica, uma inflação sob controle e juros baixos.

A Agenda do Crescimento, explica ele, exige a modernização dos marcos regulatórios e a participação da iniciativa privada nas obras de infraestrutura. E também citou a necessidade de “um conjunto de regras para a conservação do meio ambiente, que seja capaz de adequar a legislação brasileira e aos esforços globais de combate às mudanças de clima” de forma sustentável e com um ambiente de negócio propício. Isso com segurança jurídica para evitar instabilidades que criem obstáculos aos empreendimentos.

“Outra iniciativa indispensável é o apoio ao desenvolvimento à tecnologia, à ciência e à pesquisa, porque a inovação é necessária neste momento para o Brasil aproveitar as oportunidades da indústria 4.0 e dos incentivos à baixa emissão de carbono”, destacou o diretor da CNI.

O presidente da Confederação Nacional das Indústrias, Robson Braga, enviou uma mensagem de vídeo que foi veiculada durante a solenidade na FIER. “Hoje é uma noite importante para todos nós, primeiramente para relembrar a memória do nosso amigo, Rivaldo Neves, com muito carinho e saudade imensa. Mas é uma lembrança sempre doce e amorosa de uma pessoa que sempre lutou ao nosso lado, defendendo com todas as forças a indústria de Roraima e do Estado”, declarou Robson Braga de Andrade.

FIER
A atual sede da FIER foi inaugurada em janeiro de 2010, durante a gestão de Rivaldo Neves, com o nome de Armando de Queiroz Monteiro Neto, na época presidente da CNI. A homenagem foi concedida pelo próprio Rivaldo, diretoria e conselho de representantes da FIER como um reconhecimento ao apoio prestado por Armando na construção da sede da Federação.

A proposta da homenagem póstuma para alterar o nome da sede, para Rivaldo Fernandes, foi de autoria do presidente do Sinduscon-RR, o empresário Clerlânio Fernandes de Holanda, aprovado pela Diretoria FIER e Conselho de Representantes.