Arte, cores e diversidade marcam Desfile de Encerramento do curso de Estilo do SENAI Lab Moda

25/04/2022   11h26

 

Casario, In Movement, Essence, Newton Navarro do Norte, Cores do Mangue, Cabeça de Mulher, Conhecimento e Dignidade, Abra os caminhos para Tarsila e Bossa de Dorian foram as coleções que brilharam na passarela durante o Desfile de Encerramento do curso de Estilo do SENAI Lab Moda, realizado no último sábado (23), no Salão Nobre do Palácio Potengi (Pinacoteca do RN). Os trabalhos fazem parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da turma de novos estilistas do SENAI, que desenvolveram marcas próprias para a produção das peças.

 

A estilista Lissa Bernardino, criadora da coleção Casario, inspirada no artista Alfredo Volpi, conta que foi de um quadro que veio a origem da sua criação. “Elaborei uma coleção inspirada especificamente no quadro ‘Casarão’. Eu me inspirei nas aberturas de portas e janelas constantes no quadro”, aponta ela.

 

 

O diretor do SENAI Clóvis Motta, Genildo Peixoto, explica que o curso de estilista é um curso vitrine da escola. “É uma turma por ano. São 25 estilistas que colocamos no mercado e este curso tem promovido um grande destaque. Hoje, aqui no Rio Grande do Norte, o Grupo Riachuelo é quem tem absorvido maior parte desses estilistas, outros colocam seus próprios negócios. Mas todos conseguem se destacar atuando na profissão”.

 

 

 

O evento, promovido em parceria com a Fundação José Augusto, exigiu muito trabalho e dedicação por parte de todos os participantes, das equipes, dos estilistas, e dos colaboradores que trabalham com este segmento no SENAI. “Estamos satisfeitos em mostrar o resultado do aprendizado durante o curso com este desfile”, disse a estilista e instrutora SENAI Lab Moda, Jéssica Cerejeira.

 

Ela fez questão de enfatizar que a coleção dos alunos é fruto de um trabalho extenso de desenvolvimento. “Foi muito trabalho, e a escolha do local foi bem importante porque permitiu aos alunos trabalharem com os artistas. São criações inspiradas, mas dentro da identidade, do DNA de cada aluno, eles trabalharam muito com as referências que eles têm. Foram desenvolvidas para marcas próprias deles, que são os projetos deles”.

 

 

 

 

As coleções desenvolvidas e assinadas por concluintes do SENAI Lab Moda é inspirada em artistas potiguares e brasileiros que têm ou tiveram trabalhos expostos na Pinacoteca. Os projetos foram orientados pela estilista e instrutora do SENAI Lab Moda, Jéssica Cerejeira, e executados pelos estudantes a partir dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

 

 

 

Empoderamento e materiais
Suzy Maria, criadora da colação ‘Cores do Mangue’, inspirada na artista Zaira Caldas, destacou o empoderamento da artista e os materiais que ela utiliza como fonte de inspiração.
“Já tenho um atelier que leva meu nome e agora estou me formando em estilista. A minha inspiração foi a artista Zaira Caldas, uma mulher inovadora no ramo da arte. Além de vários métodos, ela usava diversos materiais naturais para desenvolver suas peças. Sua atitude e esses elementos foram minha inspiração principal para desenvolver minha coleção”, conta.

 

 

Sensualidade Plus Size
A chuva do sábado não atrapalhou o desfile que contou com grande público e uma variedade de criações, com várias temáticas todas voltadas para o mundo e as cores de artistas inspiradores.

 

No contexto dessa diversidade e tons, a sensualidade é a marca da criação da estilista Kaká Araújo. Na coleção ‘Cabeça de Mulher’, inspirada no artista Cícero Dias, ela deu asas à imaginação com lingeries voltadas para o público Plus Size. “Meu segmento é lingerie, moda íntima. Eu tenho um sex shop, antes eu comprava as peças para minha loja e, agora, pretendo produzir essas peças”.

 

 

 

Projetos apresentados no desfile:
– “Casario” da estilista Lissa Bernardino, inspirada no artista Alfredo Volpi.
– “In Movement” da estilista Maria Alice, inspirada no artista Abraham Palatnik.
– “Essence” da estilista Régia Sales, inspirada na artista Maria do Santíssimo.
– “Newton Navarro do Norte” da estilista Leidiane Santos, inspirada no artista Newton Navarro.
– “Cores do Mangue” da estilista Suzana Maria, inspirada na artista Zaira Caldas.
– “Cabeça de Mulher” da estilista Kadydja Araújo, inspirada no artista Cícero Dias.
– “Conhecimento e Dignidade” da estilista Cristiane Parpinelli, inspirada no artista Jaider Esbell.
– “Abra os caminhos para Tarsila” do estilista Sulivan Felipe, inspirada na artista Tarsila do Amaral.
– “Bossa de Dorian” do estilista Thales Henrique, inspirada no artista Dorian Gray Caldas.

SENAI Lab Moda
O SENAI Lab Moda é um espaço do Centro de Educação em Tecnologias Clóvis Motta, unidade do SENAI-RN, localizada em Natal. O LAB Moda oferece Espaço Maker que dispõe de Coworking, o Ateliê de Produção, a Materioteca, Provador e a Vitrine, com área permanente para exposições sazonais de peças elaboradas por alunos e ex-alunos de Moda do SENAI.

 

 

Ficha Técnica:

DJ – Íguia Telita
Beleza – Salésia Paulino, André Martins, Marcone, Allyely, Synthia
Cerimonial: Thaize Santos
Iluminação: Risomar Costa
Casting: Tráfego Models
Staff Backstage:
1-Val Lima
2- Jay Costa
3-Clarice Vieira
4- Cláudio Henrique
5- Andressa Araújo
6- Vívian Soares
7- Stephany Lima
8-Milca Nascimento
9- Dara Guedes
10- Ruth Dara
Coordenação backstage:
Jéssica Cerejeira
Irlanda Teixeira