Artigo: Agenda propositiva para o RN, por Amaro Sales de Araújo

26/10/2021   12h03

Amaro Sales de Araújo, Presidente do Sistema FIERN e 1º. Secretário da CNI

 

 

Fico particularmente entusiasmado em evidenciar, sempre que posso, as potencialidades do Rio Grande do Norte que, aliás, não são poucas. A matriz econômica diversificada que dispomos é um dos ativos mais prestigiados do patrimônio potiguar.

 

Neste sentido, sempre a partir do projeto MAIS RN, o Sistema FIERN tem produzido documentos complementares e estudos específicos ao longo dos últimos anos. Recentemente mais uma agenda – de qualidade – foi entregue ao Governo do Estado, como contribuição para a gestão. Sob o título “Agenda propositiva para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte” apresentamos um estudo que sugere uma atenção especial, bem como a tomada de decisões, acerca dos temas: Lei Estadual de Concessões; Lei Estadual do Gás Natural; Gestão de Ativos do Estado; Portos; Energias Limpas; Turismo e Educação Pública.

 

Em síntese, concessões para que o Estado possibilite investimentos através da iniciativa privada; a minuta da Lei do Gás que precisa ser finalizada, entretanto, deve ser aberta para contribuições de representantes da classe produtiva para que se torne um insumo atrativo; os ativos do Estado devem ser avaliados para eventuais vendas; existe uma potencialidade logística expressiva em Natal e o Porto pode ser ainda melhor aproveitado; precisamos atrair mais empresas para a cadeia produtiva das energias renováveis; o turismo é estratégico sob qualquer análise econômica e social e carece de ações direcionadas; a educação pública precisa de novas metas e alcançar melhores índices de avaliação.

 

A agenda proposta não é uma crítica a um ou a outro Governo. Bem ao contrário! É um convite à construção conjunta de novas e consistentes alternativas de desenvolvimento. É injusto responsabilizarmos, isoladamente, uma ou outra gestão pela atual situação em que se encontra social e economicamente o Rio Grande do Norte. A nossa energia deve ser utilizada no sentido de propor, planejar, realizar! É consenso, neste sentido, que o exercício do planejamento é um dos mais importantes em qualquer tempo. E como bem assinala a própria Agenda: “as construções das bases para o futuro devem ser postas hoje, pois: planejar não é o que se vai fazer no futuro, mas sim, o que se faz hoje para alcançar o futuro desejável”.

 

Mas, afinal, onde desejamos chegar? Se não conseguirmos alcançar todas as metas, pelo menos, melhorarmos – o quanto antes – os números dos empregos formais no Estado. Como está dito no documento mencionado, “os dados do Nordeste demonstram que em 2019 a média de trabalhadores por Estado era 964 mil; sendo que apenas 3 estavam acima desta média (Bahia, Pernambuco e Ceará) Em 2021 a média de trabalhadores caiu para 723 mil”. No Rio Grande do Norte, mesmo em 2019, o número já era menor (607.027) e piorou! Mesmo contando os servidores públicos, o número, aproximado de vínculos formais, registrados no território potiguar, é de apenas 440 mil, um número que, per si, já deve motivar a nossa inquietação e, consequente, mobilização em favor da realização da agenda propositiva!

 

 

Amaro Sales de Araújo é Presidente do Sistema FIERN e 1º. Secretário da CNI