Artigo – Os mitos da Indústria 4.0

29/05/2019   12h59

Em artigo, o gerente-executivo de Inovação e Tecnologia do SENAI, Marcelo Prim, explica que a indústria 4.0 não é apenas para grandes empresas

Mito 1 – Indústria 4.0 é apenas para grandes empresas

Andando pelo Brasil, e visitando outros países, deparo-me com mitos sobre a Indústria 4.0 com muita freqüência. Talvez o principal deles é o famoso “Indústria 4.0 é coisa de grande empresa”.

Bom, capacidade de investimento certamente é um fator importante para qualquer empresa, isso não pode ser negado. Mas será que, para uma empresa iniciar seu processo rumo à Indústria 4.0, ela precisa, necessariamente, de capacidade de investimento?

Será que existem outros fatores, que não apenas tecnológicos, que influenciam na maturidade em processos de manufatura digital?

Lançamos, em 2018, um teste online e gratuito, para que qualquer empresa possa conhecer o seu nível de maturidade neste processo – www.senai40.com.br . Até o momento, 412 empresas responderam a esse formulário:

A média de maturidade, do total de respondentes, é de 2.45, em uma escala de 0 a 5. Ou seja, na média, as empresas brasileiras estão apenas no início do trajeto.

Mas existem empresas com alta maturidade. Por curiosidade, analisamos então as 50 melhores empresas (maturidade >=3,52) e as comparamos com as 50 piores empresas neste ranking (maturidade <= 1,61).

Curiosamente, entre as empresas com melhores índices de maturidade em indústria 4.0, podemos perceber uma participação quase que igualitária entre os diferentes portes:

Entre as empresas de pior índice de maturidade, há predominância das pequenas e micro empresas, mas, ainda assim, existem grandes e médias empresas:

Percebe-se, então, que porte é importante, mas não é determinante. Sendo assim, a próxima pergunta que se faz é: o que, então, é determinante? Qual a sua opinião?

Marcelo Prim é gerente-executivo de Inovação e Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)