Artigo Presidente da FIERN: SENAI, 80 anos

1/02/2022   10h50

Amaro Sales, presidente do Sistema FIERN Foto: Moraes Netto

 

Existem datas que devem ser celebradas com destacada euforia! Uma instituição chegar a 80 anos, per si, já seria algo a ser alegremente comemorado, ainda mais quando se trata de um ente que se apresenta necessário, mesmo decorrido tanto tempo, em tudo o que faz e com a qualidade com que realiza sua missão!

 

Refiro-me ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), 80 anos, o principal parceiro da indústria quando tratamos sobre qualificação profissional, produtividade, qualidade, consultoria, pesquisa e desenvolvimento. Como bem resume o Presidente Robson Braga, da Confederação Nacional da Indústria, o SENAI, onde já estudaram mais de 80 milhões de pessoas, “consolidou-se como um dos maiores complexos de educação profissional e serviços tecnológicos do mundo. Com constante modernização tecnológica das suas escolas e corpo docente, tornou-se referência global e ganhou reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU), da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)”.

 

Criado em 1942, a instituição está presente em todo o Brasil. Dispõe, segundo dados oficiais, de “523 unidades operacionais, 465 unidades móveis, dois barcos-escola, 26 Institutos de Inovação e 62 Institutos de Tecnologia”. No Rio Grande do Norte, conta com centros bem estruturados em Natal, Mossoró e Santa Cruz que atendem todo o território estadual, incluindo ainda, em Caicó, uma unidade integrada e, na Capital do Estado, um Instituto de Inovação que ultrapassa as fronteiras potiguares.

 

O SENAI contribuiu significativamente para o desenvolvimento da indústria nacional. E assim continua! Uma de suas mais fortes características é, justamente, a modernização de seu parque educacional, renovando e inovando a favor da melhoria de processos e produtos industriais. Não teríamos, certamente, a indústria de hoje, com tanta capilaridade e tecnologia, se, em 1942, a iniciativa de constituição da entidade não tivesse sido concretizada!

 

Os desafios, contudo, continuam presentes e provocadores. A cada fase da caminhada, novas circunstâncias e, consequentemente, desafios próprios para cada época. E o SENAI, neste aspecto, tem a condição de adequação ao tempo presente e a velocidade necessária para eventual reposicionamento diante das perspectivas de futuro. É uma entidade privada, com dados gerenciais transparentes, equipe dirigente atenta às novas demandas da sociedade e, em particular, da indústria nacional. Conta com colaboradores comprometidos, avaliados frequentemente, produzindo resultados – a partir da formação de pessoas e da ciência e tecnologia – que são indispensáveis ao desenvolvimento do nosso País!

 

O SENAI, 80 anos, tem o vigor da juventude associada à experiência consolidada das primeiras décadas de vida, para continuar sendo relevantemente útil ao povo e as instituições brasileiras.

 

Amaro Sales de Araújo, industrial, atualmente Presidente do Sistema FIERN  e diretor-secretário da CNI