Atenção, startups: edital do Programa Soluções 4.0 recebe inscrições até o dia 15

9/08/2021   15h47

Estão abertas até o próximo domingo, dia 15, as inscrições para o “Programa Soluções 4.0 – Negócios Inovadores”. Único e pioneiro, o edital lançado pelo Sistema Indústria visa criar uma ponte entre startups que tenham ideias que otimizem o trabalho e a rentabilidade de empresas do ramo industrial, criando o ambiente para que estas possam atuar como “investidores anjo”.

O programa irá captar empresas investidoras com potencial para aplicar em empreendimentos, como também startups que dispõem ou constroem negócios envolvendo demandas e interesses comuns. De modo que o resultado dessa aproximação seja o desenvolvimento de soluções inovadoras sustentáveis, escaláveis, de inovação, gestão, de base tecnológica, digital ou social.

O Edital do IEL-RN apresenta um olhar para alavancar os negócios, como a garantia que empresas de grande, médio e pequeno porte conhecerão as soluções. Por outro lado, permite que a solução criada possa receber investimentos de mais de uma empresa – o que pode ser um diferencial, uma vez que amplia as possibilidades para o ofertante e facilita para a empresa investidora.

Confira o cronograma do Programa:

Fase I – Inscrição das Startups

Edital aberto a partir de 19 de julho de 2021, a inscrição e Startups interessadas no referido Edital, que atendam ao escopo definido nesta chamada, via formulário de Adesão.

Características das soluções a serem apresentadas pelas Startups: Solução: MVP (modelo de negócio) – produto / serviço; Produção de conhecimentos aplicáveis à solução desenvolvida; Solução com aplicação em: melhoria de gestão, produto, processo ou serviço inovador com perspectivas de mercado (em escala piloto ou de protótipo); e A solução desenvolvida deve demonstrar potencial mercadológico.

Movimento de Empresas Júnior – MEJ – Empresa Júnior: associação civil sem fins lucrativos e com fins educacionais formada exclusivamente por alunos do ensino superior ou técnico, que apresentarem as características das soluções detalhadas neste edital para as startups, também poderão submeter sua inscrição.

Fase II – Inscrição das Empresas Investidoras

Edital aberto a partir de 16 de agosto de 2021, a inscrição de empresas aceleradoras interessadas no referido Edital, que atendam ao escopo definido nesta chamada, via formulário.

As empresas investidoras e as startups poderão se inscrever através do Portal do IEL RN suas demandas e ou interesses em soluções, bem como, indicar gargalos de gestão, tecnológicos e áreas de interesse, dos quais pretendem acelerar as startups neste edital.

As informações contidas no formulário, além da inscrição, servirão de base para a caracterização de possíveis soluções a serem ofertadas e/ou desenvolvidas pelas Startups.

Fase III – Apresentação para as Empresas Investidoras das soluções inscritas

As Empresas Investidoras, receberão do IEL RN, as análises das inscrições das startups, apresentando seu portfólio de soluções, de modo presencial e/ou virtual e indicarão seu interesse em aportar investimentos financeiros, preenchendo o formulário, para tantas forem as soluções de seu interesse.