Atividade da construção potiguar amplia queda em abril

22/05/2020   17h00


A Sondagem Indústria da Construção, elaborada pela FIERN, aponta que o nível de atividade do setor caiu intensamente em abril de 2020, refletindo os efeitos negativos da pandemia do novo coronavírus. Ressalte-se que com esse recuo, o índice do nível de atividade alcançou o valor mais baixo da série histórica iniciada em 2010. Acompanhando o desempenho negativo da atividade, o número de empregados também se reduziu.

 

Consequentemente, a Utilização da Capacidade Operacional (UCO) caiu 3 pontos percentuais na comparação mensal, atingindo 34% em abril (contra 37% de março). É o segundo menor valor para um mês de abril da série histórica, iniciada em janeiro de 2012, se igualando ao patamar observado em abril de 2018. Além disso, o índice do nível de atividade efetivo-usual, recuou para 15,2 pontos, mostrando que na percepção dos empresários a atividade estava abaixo do padrão usual para o período, comportamento que se vem repetindo ininterruptamente desde outubro de 2013.

 


Quanto às perspectivas em relação aos próximos seis meses, todos os indicadores apontaram melhora em maio de 2020, mas permanecem abaixo da linha divisória de 50 pontos, revelando que os empresários estão pessimistas com a evolução futura do nível de atividade, das compras de insumos, dos novos empreendimentos e serviços e do número de empregados. A intenção de investimento, por sua vez, voltou a subir na passagem de abril para maio, após descer ao piso da série histórica do índice, iniciada em outubro de 2013.

 


Comparando-se os indicadores avaliados pela nossa Sondagem Indústria da Construção com os
resultados de abril, divulgados em 22/05 pela CNI para o conjunto do Brasil, observa-se que, de um modo geral, as avaliações convergiram. Destaque-se, no entanto, que, na indústria nacional, ocorreu um amortecimento no declínio do nível da atividade, enquanto a queda se acentuou na potiguar. Mas o número de empregados no país também seguiu em queda acentuada em abril; a UCO recuou 2 pontos percentuais (p.p.) em relação a março e chegou a 50%, o valor mais baixo da série histórica, iniciada em janeiro de 2012; e os índices de expectativas apresentaram melhora em maio, mas permanecem indicando pessimismo generalizado entre os empresários da Construção nacional.

 


EVOLUÇÃO MENSAL DA INDÚSTRIA
Os resultados da Sondagem Indústria da Construção CNI/CBIC/FIERN, realizada entre os dias 4 e 13 de maio de 2020, mostram que o nível de atividade do setor caiu intensamente em abril, e permaneceu abaixo do padrão usual para o período.

 


O indicador do nível de atividade caiu 6,6 pontos em abril de 2020, passando de 25,0 para 18,4 pontos, mostrando queda em relação ao mês anterior. Com essa retração, o índice alcançou o patamar mais baixo da série histórica iniciada em 2010. Na comparação com abril de 2019, o indicador declinou 14,9 pontos (33,3 pontos).

 

Para maiores informações, acesse o link: https://www.fiern.org.br/wp-content/uploads/2020/05/GED.CITSMART.REC_FROM_GED_2868.pdf