Atividade da Construção potiguar caiu menos em fevereiro

27/03/2019   16h37

A Sondagem Indústria da Construção, elaborada pela FIERN, aponta que, no mês de fevereiro, a atividade do setor registrou queda menos intensa e ficou abaixo do padrão usual para o período, tendência que se repete initerruptamente desde outubro de 2013. Acompanhando o desempenho negativo da atividade, o número de empregados também caiu, embora em ritmo menor do que em janeiro. O nível médio de Utilização da Capacidade de Operação (UCO), por sua vez, atingiu 45%, 3 pontos percentuais abaixo do índice de janeiro (48%) e 5 pontos percentuais aquém de sua média histórica para meses de fevereiro (52%).

 

Embora a tendência de retração tenha registrado continuidade, todos os indicadores de expectativas – nível de atividade, compra de insumos e matérias-primas, novos empreendimentos e serviços e número de empregados – apresentaram alta substancial em março, sugerindo que os empresários estão mais otimistas em relação ao futuro. Apesar desse otimismo, o índice que mede a disposição para investir caiu 1,3 pontos em março, após quatro aumentos consecutivos.

 

Comparando-se os indicadores avaliados pela Sondagem Indústria da construção potiguar com os resultados nacionais divulgados em 27/03 pela CNI, observa-se que, de um modo geral, as avaliações convergiram, com a diferença de que na indústria nacional, os índices de expectativas ficaram praticamente estagnados em março, demonstrando cautela dos empresários do setor.

 

Confira aqui a íntegra a Sondagem Indústria da Construção Civil.

Para mais informações sobre a Sondagem Nacional, acesse o site da CNI