Atividade da Construção potiguar cresce menos em outubro

29/11/2021   10h17

A Sondagem Indústria da Construção, elaborada pela FIERN em parceria com a CNI/CBIC, mostra que a atividade do setor continuou crescendo em outubro, conforme indicador de 50,9 pontos, embora em ritmo menos intenso que no mês anterior, mas encontra-se 7,9 pontos sobre sua média histórica (hoje em 43,0 pontos). Acompanhando o comportamento da atividade, o número de empregados também aumentou menos em outubro (52,1 pontos). Destaque-se, contudo, que este é o terceiro mês consecutivo em que os empresários da Construção apontam expansão do emprego frente ao mês anterior.

 

A Utilização da Capacidade Operacional (UCO), por sua vez, subiu de 42% em setembro para 43% em outubro. Apesar do aumento, o indicador encontra-se 3 pontos percentuais abaixo do valor registrado em outubro de 2020 (46%), e 6 pontos aquém de sua média histórica, atualmente em 49%.

 

Já o índice do nível de atividade efetivo em relação ao usual, que revela quanto aquecida se encontra a atividade da Indústria da Construção, avançou 4,3 pontos em outubro, passando de 30,6 para 34,9 pontos, todavia segue abaixo da linha divisória de 50 pontos, revelando que, na percepção dos empresários, a atividade estava abaixo do padrão usual para o período, tendência que se vem repetindo ininterruptamente desde fevereiro de 2013.

 

Os indicadores de expectativa do nível de atividade, das compras de matérias-primas, dos novos empreendimentos e serviços e do número de empregados apresentaram recuo no mês de novembro.

 

Entretanto, os índices seguem acima da linha de 50 pontos, o que revela perspectiva de crescimento nos próximos seis meses, ainda que menor. A intenção de investimento, por sua vez, também caiu, indicando menor propensão dos empresários a investir.

 

Comparando-se os indicadores avaliados pela Sondagem Indústria da Construção potiguar com os resultados nacionais divulgados em 24/11 pela CNI, observa-se que, de um modo geral, as avaliações convergiram, com a diferença de que, na indústria nacional, a intenção de investimento voltou a crescer, passando de 42,4 para 44,5 pontos na passagem de outubro para novembro.

 

Para acessar a íntegra da Sondagem RN acessar o link:
https://www.fiern.org.br/wp-content/uploads/2021/11/Sondagem-Industria-da-Const_out2021.pdf

 

Para maiores informações sobre a Sondagem Nacional acessar o link:
https://static.portaldaindustria.com.br/media/filer_public/a3/da/a3dab20b-2a24-4f76-b5aeea2bbb9ba086/sondagemindustriadaconstrucao_outubro2021.pdf