Atividade da construção potiguar intensifica queda em novembro

2/01/2019   16h05

A Sondagem Indústria da Construção, elaborada pela FIERN, aponta que, no mês de novembro, a atividade do setor registrou queda mais intensa e ficou abaixo do padrão usual para o período, tendência que se repete ininterruptamente desde outubro de 2013. Acompanhando o desempenho negativo da atividade, o número de empregados também caiu. Apesar da retração no nível da atividade, os empresários apontaram aumento no nível médio de Utilização da Capacidade de Operação (UCO), cujo índice passou de 37% para 38% entre outubro e novembro.

 

Em dezembro, os indicadores de expectativas sugerem maior pessimismo em relação ao nível de atividade e às compras de insumos e matérias-primas. Mas mostram que as avaliações negativas quanto aos novos empreendimentos e serviços e o número de empregados se mantiveram no mesmo patamar do levantamento anterior.

 

Comparando-se os indicadores avaliados pela Sondagem Indústria da Construção potiguar com os resultados nacionais divulgados em 21/12 pela CNI, observa-se que, de um modo geral, as avaliações convergiram, com a diferença de que os empresários nacionais apontaram queda expressiva na Utilização da Capacidade de Operação (UCO) em novembro e preveem aumento no nível de atividade, nas compras de matérias-primas, nos novos empreendimentos e serviços e no número de empregados nos próximos seis meses, enquanto os empresários potiguares esperam queda em todos os indicadores.

 

Confira a íntegra da Sondagem

 

Para maiores informações sobre a Sondagem Nacional, favor acessar o link: http://www.portaldaindustria.com.br/estatisticas/sondagem-industria-da-construcao/