Atividade da construção potiguar reduz queda em dezembro e espera um bom início de 2019

29/01/2019   09h51

 

A Sondagem Indústria da Construção, elaborada pela FIERN, aponta que, no mês de dezembro, a atividade do setor registrou queda com menor intensidade e ficou abaixo do padrão usual para o período, tendência que se repete ininterruptamente desde outubro de 2013. Acompanhando o desempenho negativo da atividade, o número de empregados também caiu, mantendo o movimento de baixa que vem sendo observado desde outubro de 2013.

 

Apesar da retração da atividade, os empresários apontaram aumento no nível médio de Utilização da Capacidade de Operação (UCO) cujo índice passou de 38% para 46% entre novembro e dezembro. Em janeiro, as perspectivas dos empresários da Construção são positivas em todos os aspectos avaliados a saber, evolução do nível de atividade, das compras de matérias-primas, de novos empreendimentos e serviços e do número de empregados nos próximos seis meses.

 

Destaque-se que o resultado é o melhor alcançado para um mês de janeiro desde 2014. Já a intenção de investimento voltou a subir – aumento de 1,5 pontos na comparação dezembro de 2018. Com isso, o índice registrou o seu terceiro aumento consecutivo.

 

Comparando-se os indicadores avaliados pela Sondagem Indústria da Construção potiguar com os resultados nacionais divulgados em 28/01 pela CNI, observa-se que, de um modo geral, as avaliações convergiram, com a diferença de que os empresários nacionais estão otimistas com a evolução futura do nível de atividade, das compras de insumos, dos novos empreendimentos e serviços e do número de empregados, pelo terceiro levantamento seguido.

 

ÍNTEGRA DA SONDAGEM DA CONSTRUÇÃO CIVIL

 

Para maiores Informações sobre a Sondagem Nacional, favor acessar o link: https://www.portaldaindustria.com.br/estatisticas/sondagem-industria-da-construcao/