Atividade da construção potiguar segue em dificuldades nesse final de ano

29/10/2018   17h14

 

 

A Sondagem Indústria da Construção, elaborada pela FIERN, aponta que, no mês de setembro, a atividade do setor registrou queda mais intensa e ficou abaixo do padrão usual para o período, tendência que se repete initerruptamente desde outubro de 2013. Acompanhando o desempenho negativo da atividade, o número de empregados também caiu.

 

Apesar da retração no nível da atividade, os empresários apontaram aumento no nível médio de Utilização da Capacidade de Operação (UCO), cujo índice passou de 34% para 35% entre agosto e setembro.

 

No terceiro trimestre de 2018, tanto a margem de lucro operacional como a situação financeira foram avaliadas como insatisfatórias pelos empresários da Indústria da Construção, e o acesso ao crédito tornouse mais difícil. Além disso, os empresários apontaram que os preços médios das matérias-primas subiram em relação ao trimestre anterior.

 

Em outubro, as expectativas dos empresários da Indústria da Construção para os próximos seis meses seguem negativas em todos os aspectos avaliados, a saber: nível de atividade, compras de insumo e matérias-primas, contratação de novos empreendimentos e serviço e número de empregados. Por sua vez, a intenção de investimento voltou a cair – queda de 1,4 ponto na comparação com setembro e de 7,0 pontos em relação a outubro de 2017.

 

Clique no link abaixo para acessar a íntegra da Sondagem Indústria da Construção do RN – Ano 9, Número 9, setembro de 2018.

 

Sondagem Industria da Const_set18 (1)