Atividade da Construção potiguar suaviza queda em dezembro

26/01/2022   11h35

A Sondagem Indústria da Construção, elaborada pela FIERN em parceria com a CNI/CBIC, aponta que, na percepção dos empresários do setor, a atividade do setor voltou a cair em dezembro de 2021, embora em menor intensidade do que no levantamento anterior; e ficou abaixo do padrão usual para o mês, tendência que se repete initerruptamente desde fevereiro de 2013. Acompanhando o comportamento da atividade, o número de empregados também caiu, comparativamente a novembro. A Utilização da Capacidade Operacional (UCO), por sua vez, subiu um ponto percentual, passando de 44% para 45%. Com esse resultado, o indicador encontra-se cinco pontos percentuais acima do valor observado em dezembro de 2020 (40%), mas quatro pontos percentuais abaixo de sua média histórica (hoje em 49%).

 

No quarto trimestre de 2021, todos os indicadores que medem as condições financeiras do setor subiram comparativamente ao trimestre anterior, mas seguem abaixo da linha divisória de 50 pontos, mostrando insatisfação com a margem de lucro e a situação financeira das empresas. O acesso ao crédito também continua difícil. Além disso, os empresários perceberam alta nos preços médios das matérias-primas, ainda que menor do que no trimestre anterior.

 

A falta ou alto custo da matéria-prima, a demanda interna insuficiente e a elevada carga tributária aparecem como os principais problemas enfrentados pelo setor no quarto trimestre de 2021.

 

Todos os indicadores de expectativas avançaram em janeiro de 2022, comparativamente ao levantamento anterior. Com essa alta, todos os índices ficaram acima da linha divisória de 50 pontos, que separa otimismo de pessimismo, mostrando que os empresários do setor esperam crescimento no nível de atividade, nos novos empreendimentos, nas compras de matérias-primas e no número de empregados nos próximos seis meses. O índice de intenção de investir, por sua vez, registrou recuo de 5,8 pontos, passando de 36,6 para 30,8 pontos. É a terceira queda consecutiva do indicador, que já havia caído 3,6 pontos em novembro e 2,8 pontos em dezembro, acumulando assim perdas de 12,2 pontos no período.

 

Comparando-se os indicadores avaliados pela Sondagem Indústria da Construção potiguar com os resultados nacionais divulgados em 24/01 pela CNI, observa-se que, de um modo geral, as avaliações convergiram, com a diferença de que na indústria nacional, a UCO se manteve em 66% pelo terceiro mês seguido; e o índice de intenção de investimento voltou a subir, atingindo um patamar semelhante àquela registrada ao final de 2014, quando a Indústria da Construção encerrava um ciclo de elevada expansão.

 

Os interessados em ver a íntegra da pesquisa podem acessar o link: https://www.fiern.org.br/wp-content/uploads/2022/01/Sondagem-Industria-da-Const_dez2021.pdf

 

Para maiores informações sobre a Sondagem Nacional, favor acessar o link: https://static.portaldaindustria.com.br/media/filer_public/9a/a0/9aa02388-8f2c-42c0-986fbd9f1bb3e150/sondagemindustriadaconstrucao_dezembro2021.pdf