Atividade industrial potiguar volta a cair em abril, mostra Sondagem da FIERN

24/05/2018   15h47

A Sondagem das Indústrias Extrativas e de Transformação do Rio Grande do Norte, elaborada pela FIERN, mostra que a reação positiva no nível de produção registrada em março não se manteve em abril, considerando a média do setor industrial. O emprego do conjunto do setor ficou estável (indicador praticamente sobre a linha divisória de 50 pontos), interrompendo a tendência de queda que vinha sendo observada desde outubro de 2017. O nível médio de utilização da capacidade instalada (UCI), por sua vez, cresceu de 70% para 71%, mas ainda é considerado pelos empresários consultados como abaixo do padrão usual para o mês, comportamento que se vem repetindo ininterruptamente desde setembro de 2011. Além disso, os estoques de produtos finais voltaram a crescer, mas ficaram abaixo do nível planejado pelo conjunto da indústria.

Quando comparados os dois portes de empresa pesquisados, observa-se, em termos gerais, tendências divergentes, com quadro persistente de maior dificuldade entre as empresas de menor porte. Com efeito, as pequenas indústrias reportaram queda na produção, no emprego e nos estoques de produtos finais; e estão pessimistas quanto à demanda, ao número de empregados, às compras de matérias-primas e ao volume exportado de seus produtos. As médias e grandes empresas, por sua vez, sinalizaram aumento na produção, no número de empregados e nos estoques de bens finais; e preveem aumento na demanda, no emprego industrial, nas compras de insumos e nas vendas externas nos próximos seis meses. Ressalte-se, no entanto, que, nos dois portes de empresas, a intenção de investimento registrou melhora.

Comparando-se os indicadores avaliados pela nossa Sondagem Industrial com os resultados divulgados em 23/04 pela CNI para o conjunto do Brasil, observa-se que, de um modo geral, as avaliações convergiram, com a diferença de que na indústria nacional a utilização da capacidade instalada (UCI) manteve-se inalterada na passagem de março para abril, os estoques de produtos finais ficaram estáveis e ajustados ao nível planejado pelas empresas, e a intenção de investimento registrou queda pelo terceiro mês consecutivo.

Para maiores informações sobre a Sondagem nacional, favor acessar o link: