Atividade industrial potiguar volta a crescer em novembro

20/12/2018   16h34

A Sondagem das indústrias Extrativas e de Transformação do Rio Grande do Norte, elaborada pela FIERN, revela que, a produção industrial potiguar cresceu em novembro, após registrar estabilidade no mês anterior. Acompanhando o desempenho positivo da produção, o nível médio de utilização da capacidade instalada (UCI) passou de 71% para 74%. Mesmo assim, a UCI foi considerada pelos empresários consultados como abaixo do padrão usual para meses de novembro, comportamento que se vem repetindo ininterruptamente desde agosto de 2018. O índice de evolução do número de empregados permanece abaixo da linha divisória de 50 pontos, apontando nova redução do emprego industrial, ainda que mais branda que no mês anterior. Além disso, os estoques de produtos finais cresceram, mas ficaram abaixo do nível planejado pelo conjunto da indústria. As expectativas seguem otimistas, ou seja, os empresários esperam aumento da demanda, do número de empregados, das compras de matérias-primas e das exportações para os próximos seis meses. A intenção de investimento, por sua vez, registrou aumento pelo terceiro mês consecutivo.

Quando comparados os dois portes de empresa pesquisados, observa-se, em termos gerais, tendências divergentes, com persistência do quadro de maior dificuldade entre as empresas de menor porte. Com efeito, as pequenas indústrias reportaram estabilidade na produção, queda no emprego e nos estoques de produtos finais; e estão pessimistas quanto à evolução da demanda, do número de empregados, das compras de matérias-primas e da quantidade exportada de seus produtos. As médias e grandes empresas, por sua vez, sinalizaram aumento na produção e nos estoques de bens finais, apontaram estabilidade no número de empregados; e preveem aumento na demanda, no emprego industrial, nas compras de insumos e nas vendas externas nos próximos seis meses.

Obedecendo a mesma tendência, o indicador de intenção de investimento, cresceu pelo segundo mês seguido entre as médias e grandes empresas; enquanto nas pequenas indústrias, ficou praticamente estável em dezembro, após queda registrada em novembro. Comparando-se os indicadores avaliados pela nossa Sondagem Industrial com os resultados divulgados em 20/12 pela CNI para o conjunto do Brasil, observa-se que, de um modo geral, as avaliações convergiram, com a diferença de que os empresários nacionais apontaram queda na produção, embora em menor intensidade do que em anos anteriores. A utilização da capacidade instalada (UCI) manteve-se inalterada na passagem de outubro para novembro e os estoques estão bem próximos ao planejado.

CONFIRA SONDAGEM DA FIERN NA ÍNTEGRA

Para maiores informações sobre a Sondagem nacional, favor acessar o link: