Atlas da Indústria é apresentado na reunião da diretoria da FIERN

25/06/2021   15h33

O Atlas da Indústria, documento elaborado pela equipe do MAIS RN junto ao SESI-RN que possibilitou o planejamento da vacinação dos trabalhadores das empresas industriais, foi apresentado na 5ª Reunião da Diretoria da FIERN de 2022, nesta sexta-feira (25). No momento em que já se alcança seis mil de trabalhadores da indústria vacinados em Natal e Mossoró, foi feito o detalhamento desse banco de dados que contém um diagnóstico do setor com relação ao Estado e aos 167 municípios. A reunião também contou com uma palestra sobre “Recuperação de empresas”, ministrada pela advogada Rúbia Lopes.

 

O presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, destacou o trabalho de bastidores – com reunião de informações e articulação com os municípios – que vem sendo realizado com o objetivo de assegurar que os colaboradores das empresas industriais do Rio Grande do Norte tenham a garantia de inclusão como grupo atendido como prioritários na vacinação, como está previsto nas regras do Plano Nacional de Imunização.

 

Presidente da FIERN destacou dados do Atlas da Indústria

 

Os números mais atualizados indicam que foram vacinados cerca de 6 mil industriários no RN, nos postos instalados por iniciativa do Programa Ação pela Vida, em uma parceria do SESI-RN com as prefeituras de Natal e Mossoró. Em Parnamirim, também está em andamento o convênio para garantir a prioridade para os trabalhadores das empresas dos setores industriais, mas os dados deste munícipio estão sendo atualizados e, por isso, não estão nesta totalização parcial.

 

“Com esse resultado positivo que vem sendo obtido, a vacinação dos industriários deve ser ampliada para todo o Estado”, disse o presidente da FIERN, durante a Reunião de Diretoria. Já o consultor do Mais RN, José Bezerra Marinho explicou que o diálogo com governo do Estado e com as prefeituras está sendo mantido para aumentar o número de municípios na parceria. O superintendente do SESI-RN, Juliano Martins, destacou que é importante garantir a prioridade aos industriários, uma vez que se trata de uma categoria que se manteve em atividade e que tem sua imunização assegurada no PNI.

 

O Assessor técnico de Economia e Pesquisa da FIERN, Pedro Albuquerque explicou que coube ao Mais RN subsidiar com informações e dados os governos estaduais e municipais para possibilitar o planejamento da vacinação dos trabalhadores das empresas industriais. Para isso, foi desenvolvido o Atlas da Indústria. Ele traz o detalhamento do número de indústrias, de funcionários destas empresas, segmentação por idade e mapeamento dos segmentos. Feito o diagnóstico, foram sistematizados os planos de vacinação para cada município e encaminhados às prefeituras.

 

Palestra sobre recuperação

 

Durante a reunião da diretoria, houve uma palestra sobre “Recuperação de empresas”, ministrada por Rúbia Lopes advogada, com foco em direito empresarial e societário, mestre pela UFPE e especialista em Direito Civil.

 

Ela destacou a importância de uma assessoria contábil para que o empresário possa tomar as melhores decisões. Durante a palestra, afirmou também que a conciliação pode ser buscada antes de se optar pelo caminho judicial.

 

Rúbia Lopes enfatizou também a importância de um contrato social feito de forma adequado e que previna possíveis problemas entre os sócios e patrimoniais. “Nas questões entre sócios, consegue dizer como vai se dar o aumento de capital, como calcular o reembolso de cotas em situação de saída de sócio”, exemplificou.