Atuação da Sudene na área tecnológica será tratada em reunião de Diretoria da FIERN

27/04/2022   08h26

A Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte recebe, na próxima quinta-feira (28), o superintendente da Sudene, general Araújo Lima, para proferir a palestra “Sudene: inovação, conectividade e desenvolvimento”, para a Diretoria da FIERN. Na ocasião, o superintendente vai falar sobre o papel da Sudene e apresentar as ações da Autarquia no Rio Grande do Norte. O evento é fechado para diretores e gestores.

A estratégia de interiorização do desenvolvimento será um dos pontos a serem destacados pelo superintendente, que vem sendo fortalecida pelo G52 – grupo de 52 cidades-polo e regiões intermediárias criado pela Sudene com o objetivo de facilitar a construção de políticas públicas e aumentar a capacidade dos municípios em questões como planejamento regional, financiamento e desenvolvimento de projetos.

A ideia é descentralizar as ações de estímulo à economia, acesso ao crédito e desenvolvimento social a partir da influência exercida G52 e constitui uma das iniciativas do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), que tem a inovação como eixo central.

O Programa de Desenvolvimento Federativo (PDF) é outra ação da Sudene focada na gestão municipal, que se propõe a estimular empreendedorismo e inovação, especialmente entre as cidades mais carentes. Instituições como Banco do Nordeste, Sebrae, ABDI, Ministério da Agricultura, Dnocs, MCTI/Insa, Senar, Agronordeste e cooperativas são parceiras nesse projeto.

Segundo Araújo Lima, esse é um caminho para “convergir ações, economizar tempo e recursos, e somar esforços para ter um resultado bem mais positivo e eficaz”. O objetivo da Sudene é atuar de maneira mais intensa e próxima dos municípios que apresentam índices sociais mais desafiadores, ao mesmo tempo em que também registram dificuldades relacionadas à administração pública, sobretudo nos aspectos relacionados a finanças, desenvolvimento de pessoal e elaboração de projetos.

Ainda em relação a atuação na área de tecnologia, a Sudene vem apostando no “Programa de Revitalização da Indústria Nordestina – NE 4.0”, um desdobramento do PE 4.0 (Residência Tecnológica em Indústria 4.0), voltado para a revitalização das indústrias através da capacitação de técnicos e gestores e viabilizado por meio de uma parceria com o Governo de Pernambuco.

Além dos projetos que vêm sendo implementados pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, serão apresentados os principais instrumentos de ação da instituição, que incluem os fundos regionais (FDNE e FNE) e os incentivos fiscais, fundamentais na atração de investimentos para a região.